TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De ZICO

Pesquisas Acadêmicas: Biografia De ZICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE

CURSO DE ENGENHARIA 1°ANO NOTURNO – TURMA A

BIOGRAFIA DE ARTHUR ANTUNES COIMBRA (ZICO)

ALUNO:

RICARDO RAMOS PENA 21270048

RESENDE/RJ

2013 

Ricardo Ramos Pena

Biografia de Arthur Antunes Coimbra (ZICO)

Trabalho da matéria do 2º bimestre na disciplina de Processamento de Dados do curso de Engenharia da Associação Educacional Dom Bosco.

Orientador (a): Mônica

RESENDE/RJ

2013

RICARDO RAMOS PENA

BIOGRAFIA DE ARTHUR ANTUNES COIMBRA (ZICO)

Trabalho apresentado à Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Engenharia de Resende. Curso de Engenharia Elétrica 1º ano, como requisito parcial para a obtenção de nota no 2º bimestre na matéria de Processamento de Dados.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

Prof.ª Mônica Mara

Orientador (a)

_______________________________________________

Prof.ª Tatiane Silva

Convidado

APROVADO COM A NOTA: _______

Resende, 20 de junho de 2013.

Dedico este trabalho à minha esposa e minha mãe por se constituírem diferentemente enquanto pessoas, admiráveis em essência, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, meus agradecimentos por terem aceitado se privar de minha companhia pelos estudos, concedendo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais.

Agradeço a Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.

Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.

Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.

À Prof.ª Mônica Mara, que me acompanhou, transmitindo-me tranquilidade.

“O homem que deseja dominar os seus semelhantes suscita a máquina androide. Ele abdica então frente a ela e delega-lhe a sua humanidade. Ele procura construir a máquina de pensar, sonha poder construir a máquina do desejo, a máquina de viver para ficar atrás dela sem angústia, liberado de todo perigo, da fraqueza e triunfante porque a inventou.”

Gilbert Simondon

RESUMO

Zico (1953-) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 03 de março de 1953. Iniciou sua carreira no time de futebol de salão, formado por amigos, o Juventude de Quintino, no bairro de Quintino de Bocaiuva, no Rio de Janeiro. Ainda criança já se destacava nos jogos. Em 1967 entrou para a escolinha do Flamengo. Em 1969 ganhou o campeonato carioca infantil. Em 1971 participou da primeira partida do time principal do juvenil. Por ser muito franzino, passou por uma intensa preparação física que lhe rendeu 17 centímetros e 33 quilos a mais. Em 1974 entrou como titular do clube, quando ganhou a camisa 10. A partir de 1978 o Flamengo entrou para a "era Zico", em que ganhou vários títulos em inúmeros campeonatos. Foram 509 gols só com a camisa do Flamengo, fazendo mais que o dobro do segundo artilheiro do time. Em 1972 foi campeão carioca juvenil. Foi um dos maiores jogadores de futebol. Faz parte do rol dos melhores jogadores de futebol do Brasil e do mundo. Jogou em três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira: na Argentina em 1978, na Espanha em 1982 e no México em 1986. Em 1983 Zico foi negociado com a equipe italiana da Udinese onde foi campeão do Torneio Quadrangular no mesmo ano. Após duas temporadas na Itália, o jogador retorna ao Flamengo. Em 1985 no jogo contra o Bangu, rompe os ligamentos cruzados do joelho e passa por várias cirurgias. Foi Secretário Nacional de Esportes, no governo de Fernando Collor, nos anos de 1990 e 1991. Jogou pelo Flamengo a maior parte de sua carreira. Foi o maior artilheiro da história do Flamengo e o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira com 67 gols. Depois de sua despedida dos gramados brasileiros, jogou e foi treinador em vários países do mundo. Foi diretor de futebol do Flamengo e hoje é comentarista esportivo.

Palavras-chave: Futebol; Flamengo; Zico.

ABSTRACT

Zico (1953- ) was born in Rio de Janeiro, on March 3, 1953. He began his career in indoor soccer team, formed by friends, Youth Quintino, in the neighborhood of Quintino Bocaiuva, in Rio de Janeiro. A child has been highlighted in the games. In 1967 joined the kindergarten

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com