TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosegurança Em Centro De Estetica

Artigo: Biosegurança Em Centro De Estetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 6

BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE BELEZA

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, há cada vez mais uma preocupação constante com saúde e bem estar das pessoas. Este fato deve ser estendido aos cuidados e proteção dos profissionais durante a execução de suas atividades de trabalho, pois em determinadas situações, os trabalhadores podem estar expostos a diferentes riscos, incluindo riscos biológicos, químicos, físicos, de acidentes e ergonômicos. Neste contexto, se incluem os profissionais de estabelecimentos de beleza, que, ao desenvolverem suas atividades, também estão expostos a estes riscos. Entretanto, nem sempre atitudes seguras e medidas preventivas são aplicadas na rotina de trabalho para minimizar ou preveni-los.

Desta forma, a proposta deste projeto de pesquisa e extensão, foi identificar os riscos presentes em estabelecimentos de beleza da cidade de Rio Pomba/Minas Gerais, desenvolver estratégias de intervenção referentes às práticas de biossegurança, e sensibilizar os profissionais quanto à adoção de hábitos apropriados para desenvolver suas atividades de forma segura, garantindo assim qualidade de vida e saúde tanto para si como para os clientes. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. Um, abordando questões referentes aos serviços oferecidos, rotina de trabalho e estrutura física do estabelecimento, e o outro, abordando a prática das atividades pelosprofissionais atuantes nestes estabelecimentos, o uso dos equipamentos de proteção individual, procedimentos de higienização e esterilização dos materiais, bem como o descarte dos resíduosgerados.

Em nosso país está representada a partir institucionalização da NR 32, a legislação de maior importância na biossegurança em relação ao trabalho em instituições relacionadas à área da saúde, onde é pertinente a esta legislação a prevenção dos riscos de contaminação na atividade profissional desta categoria.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Os profissionais deverão usar luvas para sua proteção e de seus pacientes, a todo o momento do manuseio deste. Os membros da equipe de atendimento deverão utilizar usar luvas previamente ao manipular artigos críticos na presença de sangue (mesmo coagulado ou seco), em saliva e em superfícies contaminadas por esses fluidos corporais.

De maneira alguma a lavagem das mãos antes de calçar as luvas a lavagem criteriosa preliminar das mãos deverá ser descartada, pois promove redução da quantidade de bactérias da pele, prevenindo irritações pelo crescimento de microrganismos. O uso de sabões líquidos com anti-sépticos é mais eficiente para lavagem de mãos. O uso de toalhas de papel como rotina, em todo o estabelecimento também é recomendado, devendo utilizar toalhas de papel branco, pois as de papel pardo ou coloridas geralmente são produzidas com papel de qualidade inferior e que podem acusar contaminação. Alguns cuidados que para realizar a esterilizado em autoclave, diz respeito aos materiais que deverão estar completamente limpos, isto livres de sujidades e também deverão ser acondicionados em pacotes ou embalados de modo correto para que permita a total circulação do vapor; os materiais para realização destas embalagens são o papel manilha ou kraf, podemos também utilizar tecido de algodão cru ou filme de poliamida (50 a 100 um de espessura), já o papel alumínio e caixas metálicas fechadas não podem ser utilizados, pois não permitem a total circulação do vapor de água impossibilitando a esterilização.

Os principais indicadores de esterilidade são químicos e biológicos. Indicadores químicos são tiras ou fitas de celulose impregnadas com substâncias químicas sensíveis a determinadas temperaturas, os esporos bacterianos mais utilizados são do Bacillus subtilis para esterilização pelo calor seco e o B. stearothermophylus para calor úmido (JORGE, 2004).

Durante o processo de atendimento, observa-se que o compartilhamento de materiais de manicure/pedicure, de modo especial os alicates de unhas, tesouras, tem sido apontado como uma das formas de transmissão dos vírus das hepatites.Sendo assim, as manicures e pedicures representam um grupo com fortes fatores de risco, já que podem entrar em contato com material contaminado pelo sangue de seus clientes.A resistência viral no meio externo, principalmente do vírus VHB, pode ser responsável pela transmissão quando ocorre o compartilhamento de alicates, utilizados durante o atendimento realizado pelos profissionais de manicure/pedicures,uso equipamentos de Proteção Individuais:Gorros descartáveis deverão ser usados durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com