TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em Centros de Estética

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................06

REFERÊNCIAS..........................................................................................................07



  1. INTRODUÇÃO

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Atualmente é crescente a preocupação com limpeza, higiene e esterilização, dentro dos estabelecimentos de estética. Os profissionais e clientes desses locais estão cada vez mais informados e exigentes, portanto é de suma importância que haja conduta ética dos profissionais em relação ao conhecimento e aplicação de medidas de biossegurança voltadas  para prevenção e minimização de riscos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Visita no centro de estética

De acordo com a proposta de trabalho, frente às cinco questões  quanto a prática de biossegurança relacionadas ao estabelecimento visitado; após a entrevista realizada a profissional do estabelecimento, o qual, questionamos se o mesmo possuía extintor de incêndio e alvará da vigilância sanitário? Se a profissional possuía equipamentos individuais de proteção? Se se reutilizava os materiais descartáveis como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos? Se a profissional fez algum curso na área de beleza e se a mesma conhecia as regras para a redução de riscos presentes no exercício da profissão?

Frente estas questões sobre a biossegurança percebemos informações importantes sobre os procedimentos e condutas adequadas em um salão de beleza, tanto para o processo de esterilização e descontaminação dos usos de seus instrumentos de trabalho, bem como o chão, os móveis etc.

Sabe-se que a biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos de transmissão de doenças adquiridas pelo contato com sangue e mucosas, que podem comprometer a saúde do homem e o perigo das doenças transmissíveis associadas a atividades dos profissionais de beleza como: AIDS, Hepatite C, Hepatite B e micoses.

Sendo assim, a proprietária entrevistada, questionou sobre a limpeza do seu ambiente, cujo percebemos que a mesma, realiza a limpeza de forma adequada, com cloro ou água sanitária e os móveis são limpos com pinho gel etc. E faz o uso de uma estufa para cuidar dos instrumentos de metais, os quais são secados e esterilizados e as escovas são lavadas com água sanitária.

 Ficamos cientes que a proprietária não reutiliza os materiais descartáveis como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos, porque ela possui o conhecimento de não poder fazer o uso devido poder causar doenças transmissíveis do tipo de micoses, HIV etc. Ressaltou que possui equipamentos individuais de proteção como luvas, toucas, máscaras, óculos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (689.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com