TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em centros estéticos

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EMBELEZAMENTO e imagem pessoal

ANDRESSA SOUZA

DARIÂNIR ROCHA TERTULIANO

MARIANA BARREIROS DA SILVA

RAYANE KELLY DOS SANTOS SILVA

SINELANDE DE ALMEIDA SANTO

SUELI ALMEIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO- Biossegurança nos Centros Estéticos

[pic 3]

Teixeira de Freitas-BA

2016

ANDRESSA SOUZA

DARIÂNIR ROCHA TERTULIANO

MARIANA BARREIROS DA SILVA

RAYANE KELLY DOS SANTOS SILVA

SINELANDE DE ALMEIDA SANTO

SUELI ALMEIDA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO- Biossegurança nos Centros Estéticos

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Embelezamento e Imagem Pessoal UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Conceitos e práticas em Imagem Pessoal, Ética politica e sociedade, Alimentação e qualidade de vida, Biossegurança em centros de beleza e Seminário temático I.

Prof.(s): Luciane Barbosa, Juliana Lima, Aline Tiburcio Roque, Silvia Albanese e Heloísa Licha.

Tiexeira de Freitas-BA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXO        

QUESTIONÁRIO        


1 INTRODUÇÃO

Confiança é uma coisa que conquistamos aos poucos, e que todos nos sabemos que se na vida não transmitimos confiança ao outro, dificilmente conseguiremos obter êxito em qualquer área de nossa vida, seja em nossa vida pessoal, seja em nossa vida profissional.

E para o esteticista não é diferente, ele tem como atividade principal a prestação de serviços conquistando o mercado com seu próprio trabalho, com sua própria imagem e para isso os serviços profissionais realizados conquistam e fidelizam clientes com ações relacionadas à qualificação técnica do profissional, ao atendimento oferecido com segurança e á credibilidade transmitida por ele. 

Neste sentido é que surge a biossegurança no ambiente de trabalho deste profissional. A Biossegurança pode ser definida como “o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (TEIXEIRA & VALLE, 1996).

A biossegurança em estética consiste em ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Sabe-se que, quando se trata da relação de contato entre o profissional de beleza e o paciente os riscos de transmissão de doenças vão desde um simples resfriado, até uma micose, hepatite a AIDS. 

A alta rotatividade de indivíduos e uma grande variedade de veículos transmissores de doenças mostra que é de fundamental importância ter o conhecimento que os agentes infecciosos ou micro-organismos poderão ser transmitidos de varias maneiras, entre elas: de individuo para individuo, por meio de superfícies e equipamentos de uso comum do serviço como instrumentos, materiais, equipamentos e as próprias mãos dos profissionais.

Esta pesquisa tem a finalidade de concluir as informações coletadas através de uma pesquisa (questionário) realizada com o profissional de um centro estético verificando qual o seu conhecimento sobre as práticas de Biossegurança e como elas são aplicadas ao ambiente de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Esse trabalho foi realizado através de um questionário (anexo 1) contendo 8 (oito)  perguntas com respostas objetivas (sim ou não ) que foram capazes de traduzir o comportamento da profissional no que diz respeito às práticas das ações de Biossegurança em um centro de estética.

O questionamento teve início perguntando ao profissional se o mesmo sabia quais os equipamentos de biossegurança devem ser utilizados durante a realização de um procedimento estético,, ele afirmou que sim, em seguida foi perguntado ao profissional já havia contraído alguma doença infectocontagiosa durante algum procedimento no ambiente de trabalho, apesar da sua resposta negativa consideramos a necessidade de orientá-la a se submeter a exames periódicos de rotina mesmo sem ter acontecido um acidente ocupacional, pois se sabe que algumas doenças podem ser assintomáticas como a hepatite B ou como a AIDS que pode demorar inclusive muitos anos para manifestar algum sintoma.

As principais doenças transmissíveis associadas às atividades dos profissionais de beleza são a AIDS, Hepatites virais B e C e Micoses, e assim como citado em AMARAL 2012, “... a primícia da biossegurança é indiscutivelmente a prevenção” podemos englobar nesse contexto a pergunta seguinte que questiona a preocupação por parte da profissional em manter em dia suas vacinas visto que os profissionais da área da saúde sofrem exposições constantes aos agentes infecciosos, constatamos que embora a profissional tivesse respondido que sim ela nos comentou que não tomou todas as doses da vacina de hepatite B, esse erro é muito comum entre a população em geral, que inclui profissionais da beleza, faltam informações sobre o correto esquema de imunização.

Diferentemente destas patologias, a AIDS, a hepatite C e as micoses não são imunopreveníveis, sua prevenção dependerá em sua maioria da correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 É importante ressaltar que muitos casos de acidentes ocupacionais que geram transmissões de doenças infectocontagiosas acontecem devido a falta ou ao não uso desses equipamentos de segurança, por isso foi perguntado à profissional se ela utilizava os EPI´s durante o procedimento estético e a resposta positiva mostra que nesse quesito a profissional esta atuando dentro das normas da biossegurança mostrando ter a consciência que os EPI’s são materiais de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à prevenção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, eles atuam nas barreiras protetoras, afim de evitar o contato do profissional com o material biológico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com