TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bmw Vermelho

Artigos Científicos: Bmw Vermelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ARLETE AMARAL DE SOUZA

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.

Castanhal

2013

ARLETE AMARAL DE SOUZA

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética, politica e Sociedadel, Antropologia, Formação Social, Politica e Economica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Prof: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Castanhal

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................2

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é um país de grande diversidade cultural, social, econômica. Isso devido à, mistura de raças durante sua colonização. A diversidade, entendida como construção histórica, social, cultural e política das diferenças, realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades e da crise econômica que se acentuam no contexto nacional.

As diferenças de cor, costumes, cultura,religião tornaram-se causas para preconceitos. A ignorância e o desejo de mostrar-se superior e inferiorizar os outros no campo religioso, racial, econômico transformou essa diversidade na desigualdade que temos hoje. E essa desigualdade acaba gerando a violência.

Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise critica sobre a desigualdade,diversidade e violencia na sociedade brasileira,abordando as disciplinas de fundamentos historicos,teoricos e metodologicos do serviço social,antropologia,etica,politica e sociedade e formação social,politica e economica no brasil.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A desigualdade social se dava desde os tempos do Brasil Colônia, em que Portugal detinha os recursos advindos do próprio Brasil, administrados por pessoas designadas pela coroa, cuja relação de desigualdade dava-se entre os senhores e os escravos.

Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia entre as raças e sexo. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo.

É verdade que nos últimos dez anos o governo brasileiro investiu na redução da miséria. Nem por isso se conseguiu evitar que a desigualdade se propague entre as futuras gerações. Segundo a ONU, 58% da população brasileira mantém o mesmo perfil social de pobreza entre duas gerações. No Canadá e países escandinavos este índice é de 19%.

O que permite a redução da desigualdade é, em especial, o acesso à educação de qualidade. No Brasil, em cada grupo de 100 habitantes, apenas 9 possuem diploma universitário. Basta dizer que, a cada ano, 130 mil jovens, em todo o Brasil, ingressam nos cursos de engenharia. Sobram 50 mil vagas... E apenas 30 mil chegam a se formar. Os demais desistem por falta de capacidade para prosseguir os estudos, de recursos para pagar a mensalidade ou necessidade de abandonar o curso para garantir um lugar no mercado de trabalho.

As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.etismo, dentre outros aspectos. As desigualdades sociais são enormes, e os custos que a maioria da população tem de pagar são muito altos.

Com isso a concentração da renda tornou-se extremamente perceptível, bastando apenas conversar com as pessoas nas ruas para nota-la.

Do ponto de vista político esse processo só favoreceu alguns setores, e não levou em conta os reais problemas da população brasileira: moradia, educação, saúde, etc. A pobreza do povo brasileiro aumentou assustadoramente, e a população pobre tornou-se mais miserável ainda.E isso tudo acantece por causa do pensamento naturalista do homem.

A diversidade não é um problemas,mais sim,a desigualdade.

Agora falando da diversidade,que para o profissional de serviço social atuar tem que conhecer a origem,do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com