TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa De Valores

Artigo: Bolsa De Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

É o dinheiro que faz a economia girar e a sociedade se desenvolver. O conceito do que temos hoje por moeda, surgiu na transição da era paleolítica para a era neolítica, quando o homem percebe que os recursos naturais são findáveis e que é impossível mudar de um lugar para outro, sem fixar morada. Crias-se a moeda e com ela a capacidade de gerar renda, visto que depois das trocas de produtos entre tribos, estabelece-se o comércio.

Com a evolução da humanidade, o dinheiro evoluiu também, assim como os processos de compra e venda, com essa visão a Companhia das Índias Orientais, em 1609, criou a primeira bolsa de valores do mundo. Um mercado organizado, onde as ações são negociadas pelo intermédio dos pregões eletrônicos e presenciais, para levantar capital, para poupar, estimular o crescimento de companhias, criar oportunidades para pequenos investidores, servir de termômetro para a economia, ajudar no financiamento de projetos sociais.

Bolsas ao redor do mundo são responsáveis por refletir o comportamento do mercado, dentre as principais estão a Nasdaq (North American Securities Dealers Automated Quantation System), Nyse (New York Stack Exchange) e a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), nosso maior foco aqui.

Dentro de todo o contexto das bolsas de valores, surge o comportamento das moedas mais influentes no mundo, como o Dólar, o Euro, a Libra Esterlina, o Iene, o Franco Suíço e o Real. E por último, mas não menos importante, um breve questionamento importante de como investir na bolsa de valores, tendo como escopo o indivíduo, leigo no assunto, mas desejoso de investir e preservar seu patrimônio.

2. HISTÓRICO DA BOLSA DE VALORES

Origina-se da Companhia Holandesa das Índias Orientais, que tinha por objetivo excluir os competidores ingleses da sua rota comercial, já que eles disputavam pelo comércio no Oriente. Em 1609, a Companhia das Índias Orientais cria o Banco de Amsterdã, com o intuito de apoiar o comércio local, que era fonte de metais preciosos. É justamente dessa dinâmica financeira que vai surgir o conceito de ações, pelo intermédio da divisão do capital em quotas iguais e transferíveis de um indivíduo para outro, dentro da primeira Bolsa de Valores, em Amsterdã.

3. O QUE É A BOLSA DE VALORES

É um mercado organizado, onde se negociam ações de capital aberto (públicas e/ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções (confere, ao titular, o direito e não a obrigação) de estabelecer a compra e a venda de determinado ativo, que seriam as ações, os títulos ou outro bem material qualquer, por valor estipulado anteriormente.

Pode acontecer uma associação civil sem fins lucrativos, o que mantém o local ou o sistema dessa negociação eletrônica apropriada à realização dessa transação consumerista de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

A transação pode ocorrer de duas formas: PREGÕES ELETRÔNICOS: utilizados pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado. Foi criado com o intuito de aumentar a participação de pessoas e baratear o processo licitatório, que é um sistema administrativo feito para a contratação de serviços ou aquisições de produtos pela Administração Pública direta, que são órgãos públicos diretamente ligados ao poder central do país, nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, por exemplo: a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, ou pela Administração Pública Indireta, que são as entidades com personalidades jurídicas próprias, criadas pelo Estado para realizar atividades de governo, porém de forma descentralizada, afim de não sobrecarregar a gestão do país. Abaixo alguns exemplos de órgãos da administração indireta:

• AUTARQUIAS: órgãos criados por lei específica, autônomos, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e receitas próprios, que para um melhor funcionamento, requerem gestão administrativa e financeira descentralizadas. Regidas pela lei n°8.112/1990. Ex: Inss, Incra, Banco Central.

• FUNDAÇÕES PÚBLICAS: assim como as autarquias, são dotadas de personalidade jurídica de direito público. Não tem fins lucrativos, criadas em virtude de uma lei que autoriza registro em órgão competente, com autonomia administrativa,patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União e outras fontes. Também regidas pela lei n°8.112/1990. EX: Funai, Funasa, Ibge.

• EMPRESAS PÚBLICAS: personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e funcionamento custeado pela União, quando federal. Criadas para a exploração de atividades econômicas que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa, desde que o capital permaneça como bem da União, será admitida,no capital da Empresa Pública, a participação de outras pessoas jurídicas de direito interno assim como a Administração Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). EX: Caixa Econômica Federal e Empresa de Correios e Telégrafos.

• SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: instituída mediante autorização legislativa e registro em órgão próprio de exploração de atividades econômicas, sob a forma de sociedades anônimas, cujas ações com direito a voto pertençam,em sua maioria à União ou à entidade de Administração indireta. São empresas controladas pelo poder público e, podem ou não, compor a Administração Indireta, dependendo de sua criação ter sido ou não autorizada por lei. Também regidas pela CLT. EX: Banco do Brasil e Petrobrás.

Os PREGÕES PRESENCIAIS são feitos para repassar aos investidores as informações pertinentes sobre seus negócios diários, os dados ofertados pelo mercado e tudo aquilo que corrobore para a transferência nas negociações, por meio de relatórios, boletins, etc.

Aqui no Brasil, essas atividades são observadas de perto pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, para nortear o funcionamento do mercado e a atuação dos integrantes do mercado.

3.1 CARACTTERÍSTICAS DA BOLSA

As transações capitadas e a movimentação dos preços no mercado ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com