TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa De Valores

Ensaios: Bolsa De Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

CONTEXTO HISTORICO

Na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, primeira bolsa de valores de grande importância a ser fundada no país, as operações ainda não formais foram iniciadas em 1820, para auxiliar nos negócios de fretes de navios e transações referentes à importação e exportação. Nessa época, os pregões eram realizadas ao ar livre e os corretores eram conhecidos como “zangões”.

A necessidade de se ter uma bolsa de valores no país surgiria com a Vinda da Família Real Portuguesa, na primeira metade do século XIX, quando foram implementadas as primeiras tentativas de organização do mercado, época do surgimento da Praça do Comércio onde os primeiros pregões de rua eram realizados.

Segundo outros relatos históricos, a Bolsa do Rio de Janeiro teria surgido em 1820, três anos depois da criação da bolsa de Salvador, Bahia. Acredita-se que até 1860, antes da Lei dos entraves, a atividades nos pregões também eram exercidas por escravos de alugueis treinados. No século XIX, os negócios predominantes eram o de câmbio monetário, compra e venda de escravos, gado, colheitas de diferentes gêneros, papeis de empresas estatais e fretes de navios.

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro teria sua primeira sede inaugurada em 1845, na Rua Direito, nas proximidades do porto. Nessa época, a cidade do Rio de Janeiro ganharia os primeiros lampiões a gás. A Bolsa do Rio sediou e testemunhou importantes acontecimentos históricos como a especulação do Encilhamento na passagem da monarquia para a república, leilões de privatização e os reflexos da crise de 29.

No ano de 2000, a partir do amadurecimento do mercado de ações e de acordos de integração entre as diferentes bolsas de valores do Brasil, as negociações do Brasil passaram a ser sediadas na Bolsa de Valores de São Paulo. No ano de 2002, a Bolsa de Mercadorias & Futuros comprou os títulos patrimoniais da BVRJ, obtendo assim os direitos de administração e de operações do Sisbex , sistema de negociação de Títulos Públicos.

Porém, a reforma do sistema financeiro brasileiro teria iniciado no ano de 1965, a partir da criação por parte do governo dos fundos 157, que oferecia a dedução de investimentos aplicados em ações do imposto de renda, ou seja, parte do imposto de renda recolhido podia ser aplicado no mercado de ações.

Fontes:

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/a-bmfbovespa/quem-somos/empresas-do-grupo/bvrj/bvrj.aspx?idioma=pt-br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_de_Valores_do_Rio_de_Janeiro

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores eram chamados zangões. A atividade ganhou grande impulso a partir da vinda da família real para o Brasil, o que levou às primeiras tentativas de organização do mercado. Surgiu aí o conceito de Praça de Comércio, algo bem parecido com a noção de pregão organizado.

Praticamente todos os grandes momentos econômicos do país transitaram pela Bolsa do Rio, desde o Encilhamento – primeira grande febre especulativa, gerada a partir da decisão do governo republicano recém instalado em promover o crescimento econômico a partir da emissão de moeda – até os leilões de privatização das grandes empresas estatais que marcaram a guinada da economia brasileira em direção à retirada de grandes setores do controle do Estado, isto a partir da adoção do Programa Nacional de Desestatização, em 1991.

Com a evolução do mercado acionário, acordos de integração, a partir de 2000, transferiram a negociação de ações no País para a Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2002, a Bolsa de Mercadorias & Futuros adquiriu os títulos patrimoniais da BVRJ, passando a deter os direitos de administração e operacionalização do sistema de negociação de Títulos Públicos, o Sisbex.

http://www.guilhermeazevedo.com.br/2011/11/03/como-a-bolsa-de-valores-influencia-o-crescimento-economico-do-pais/

COMO É ESTRUTURADA A BOLSA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com