TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa De Valores

Monografias: Bolsa De Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO SOBRE BOLSA DE VALORES

MERCADOS DE CAPITAIS

ADM 4ºD

A Bolsa de valores é uma instituição onde se encontra demanda e oferta de valores a serem negociados através das suas Corretoras de Bolsa. As bolsas de valores oferecem à venda ou negociações de ações, bônus, obrigações e certificados de inversões e demais produtos similares. Bolsa de valores são sociedades anônimas de capital variável que facilita as transações com valores e busca o desenvolvimento do mercado volátil ou mercado de valores.

Atualmente, no Brasil, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e possuem ampla autonomia para exercerem seu papel de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam.

A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Mas essa não é a única função, as bolsas são responsáveis por fortalecer a economia e podem favorecer todos os indivíduos de uma sociedade e não só daqueles que possuem ações de companhias abertas. Conheça mais algumas funções das bolsas de valores:

Levantar capital para negócios: as bolsas de valores fornecem um ótimo ambiente para as companhias levantarem capital para expandir suas atividades, fazerem novos investimentos, desenvolverem novos produtos, etc., e tudo isso favorece a economia como um todo, gerando novos empregos e divisas para o país.

Mobilizar e criar oportunidades em investimentos para o pequeno investidor: investir parte da poupança em ações de companhias abertas possibilita uma alocação mais versátil e inteligente dos investimentos. As ações abrem um leque de oportunidades para que o pequeno investidor diversifique seus investimentos e torne-se sócio de boas empresas. Isso beneficia a saúde e a educação financeira, formando cidadãos mais conscientes com o gasto do dinheiro.

Facilitar o crescimento das companhias: aquisições e fusões fazem parte do processo de desenvolvimento e crescimento das companhias. O ambiente da bolsa de valores é o cenário ideal para que essas transações aconteçam de forma transparente e clara. Assim, uma empresa pode comprar ações de outra empresa e tornar-se dona ou controladora do negócio, por exemplo.

Enfim, de modo geral, podemos dizer que as bolsas de valores são instituições importantes para o desenvolvimento das economias e dos mercados de capitais de diversas nações. Países com mercado de capitais mais eficientes também possuem bolsas de valores bem estruturadas.

Por que tomar cuidado com os mercados de risco?

Realização de lucros

A realização de lucros costuma ocorrer após fortes altas e causar variação negativa de curto prazo. Consiste na venda de papéis por investidores que já lucraram o suficiente com suas posições. Com esta venda, o investidor coloca os lucros no bolso.

Esta também é uma forma de proteger os ganhos alcançados. Geralmente, investidores e gestores de carteira profissionais, no momento da compra de uma ação, definem uma determinada rentabilidade como meta e quando esta é atingida realizam o lucro se desfazendo da posição, até como forma de proteger o patrimônio, pois a perspectiva de retorno futuro não compensa o risco de permanecer com as ações.

Depois de fortes altas e a meta de rentabilidade de muitos investidores ser atingida, muitos papéis são ofertados no mercado ao mesmo tempo, desvalorizando as ações e causando a queda do Ibovespa.

Volatilidade

A cada dia que passa, as eleições estão mais próximas e o cenário eleitoral mais definido. Deste modo, a volatilidade dos mercados diminui e, com ela, diminui também a possibilidade de investidores se beneficiarem das distorções nos preços dos ativos. A volatilidade mais baixa diminui o risco de perdas, mas também o de obter grandes lucros.

O que fazer para se proteger?

Seleção de investimentos é mais importante que longo prazo

Apesar da forte valorização no período mais recente, nos últimos 36 meses a rentabilidade acumulada do Ibovespa é de apenas 7,41%, contra 30%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com