TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da marca Bombril

Pesquisas Acadêmicas: A história da marca Bombril. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

BOMBRIL

Introdução

A Bombril é uma empresa que conquistou milhares de lares no Brasil inteiro com um produto revolucionário: a lã de aço. Sua história teve inicio em 14 de janeiro de 1948, por Roberto Sampaio Ferreira, que fundou a Abrasivos Bombril Ltda, inspirando nesse produto. Naquela época, as panelas de ferro estavam cedendo seu lugar às panelas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e de dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Então, a Bombril fez sucesso desde o início, porque caiu como luva nas mãos das consumidoras.

Com o tempo, a marca foi crescendo e se desenvolvendo até se tornar o que é hoje: a maior empresa de soluções de limpeza do país. Além dos produtos ícones do mercado como a lã e a palha de aço, oferece também esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente. A Bombril é composta por 31 marcas, 606 itens divididos em 66 categorias. Tudo isso para manter as casas brasileiras com aquele cheirinho bom de limpeza.

Para garantir maior acessibilidade a marcas, a empresa contacom total infraestrutura. São três complexos industriais onde mais de 2.500 funcionários produzem cerca de 250 mil toneladas de produtos por ano. Depois de prontas, as marcas que compõem o grupo Bombril vão para os pontos de venda em todo o país, para ajudar a limpar, perfumar e dar brilho em 99% dos lares brasileiros.

A empresa foi considerada a Marca do Século. Esse reconhecimento veio em 1999, com a eleição das 21 marcas mais prestigiadas por consumidores do país. Destas, apenas quatro - entre elas, a Bombril - foram criadas e desenvolvidas no Brasil. O público confia em Bombril e essa credibilidade a tornou líder absoluta em vários segmentos. É uma empresa sólida e confiável, que visa o crescimento focado no futuro, de maneira sustentável e com o trabalho em conjunto de parceiros e colaboradores.

Histórico

Em 14 de janeiro de 1948, Roberto Sampaio Ferreira fundou a Abrasivos Bombril Ltda, inspirando-se em um novo produto fabricado nos Estados Unidos: a lã de aço. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 Utilidades”. Por isso, somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades.

Em 1961, a Bombril incorpora a Companhia de Produtos Químicos Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium, de saponáceos em pedra passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa. Quando foi lançado no Brasil, o produto só existia em três países europeus: França, Holanda e Bélgica. Em 1972, a Bombril incorpora a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., e a Q‘Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço.

A marca começou a ganhar enorme visibilidade em 1978 com a criação do Garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Nesta mesma época, a empresa iniciou a expansão de sua linha de produtos sob a marca BOMBRIL, com o lançamento de um desengordurante. Nos anos seguintes outros novos produtos, em diferentes segmentos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, detergente líquido, desinfetante, amaciante, além de esponjas de lã de aço com sabão, palhas de aço, sabão em barra, limpadores, panos de limpeza, inseticidas e até desodorizadores de ambiente. Neste momento a marca BOMBRIL, além de sinônimo de lã de aço, se transformou em uma completa linha de produtos para limpeza, ajudando a dona de casa em todas as tarefas domésticas.

A partir dos anos 2000 a Bombril começa a firma contratos com programas sociais licenciados, como o Instituto Ayrton Senna e a criar programas como o 1001 Oportunidades Bombril e Viva Mulher; a patrocinar: programas de maior audiência da televisão brasileira como o ‘Big Brother Brasil’ e times de futebol. Para relançar vários produtos com novidades e divulgação da marca. E a lançar novas embalagens modernas e tamanhos reduzidos dos originais, e rótulos mais modernos e com cores mais fortes.

Um dos mais recentes lançamentos da empresa, introduzido em 2010, foi a nova linha ECOBRIL, resultado de sólidos investimentos da BOMBRIL em pesquisas e novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos ecológicos, naturais, concentrados, de fontes renováveis com ativos biodegradáveis. São 24 produtos como limpadores, detergentes, amaciantes, lava-roupas, sapólios e pastilhas para ralo que, além da já conhecida qualidade da marca, respeitam a biodiversidade.

Desde a sua fundação a BOMBRIL passou por diversas fases e reformulações, sempre acompanhando o crescimento do mercado e atenta às necessidades das mulheres que, em uma transformação, passaram de donas de casa a donas do seu próprio nariz. Uma empresa que, além de investir na inovação de novos produtos, aposta alto no humor inteligente de sua comunicação e na internet para divulgar a marca – e se manter na liderança de mercado.

Segmentação

O mercado de lã de aço é liderado indiscutivelmente pela marca Bombril, que é sinônimo da categoria e alta de marketing com mais de 60% do mercado.

O mercado de detergentes líquidos apresentou uma relativa estabilidade de participações de mercado, e recentemente tem seguido a tendência de segmentação e sofisticação, com o lançamento de novos produtos mais concentrados e mais suaves no contato com as mãos.

O mercado de amaciantes também apresenta um grande acréscimo de participação, devido principalmente ao lançamento de novas embalagens. É um mercado muito competitivo com tendências ao crescimento de consumo.

O mercado de desinfetantes, dividido em pinho e leitosos, tem se segmentado com a introdução de novas fragrâncias, que realçam mais a limpeza após a utilização dos produtos. Neste mercado a Bombril também é líder com as marcas Pinho Bril e Kalipto.

Omercado de saponáceos tem sido marcado pela melhoria tecnológica no desenvolvimento de produtos menos abrasivos, mas com mesma capacidade de limpeza, abrangendo sua utilização e a ampliação de seu consumo. A Bombril, com seu Sapólio Radium, também é líder nesta categoria com 70% do mercado.

A empresa aposta agora em nichos para aumentar ainda mais sua penetração de mercado. Recentemente, chegou às gôndolas de todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com