TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procure uma atividade econômica economicamente viável de desenvolvimento sustentável com ênfase em três ideais básicos: responsabilidade social, sustentabilidade e consciência ambiental

Relatório de pesquisa: Procure uma atividade econômica economicamente viável de desenvolvimento sustentável com ênfase em três ideais básicos: responsabilidade social, sustentabilidade e consciência ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

Iniciou-se a busca por uma atividade social economicamente viável, com ênfase nas três principais idéias: sustentabilidade, consciência ecológica e beneficio social.

E encontramos no lixo, a idéia em construir um protótipo de uma cama hospitalar com garrafas PET.

Buscando a conscientização e a diminuição da degradação do meio em que vivemos com um produto inovador cem por cento ecológico.

Palavras chaves

Sustentabilidade, responsabilidade social e reciclagem.

I – Introdução

A educação ambiental há muito deixou de ser apenas um assunto de moda para tornar-se essencial à nossa sobrevivência neste planeta.

A responsabilidade ecológica consolida-se a cada dia como a expressão consistente do bom senso global.

E o desenvolvimento sustentável, hoje é visto como a melhor opção para gerar crescimento econômico sustentável para que as gerações futuras tenham fontes de recursos, e assim continuar a vida humana no planeta.

A associação desta gestão ecologicamente correta, trás uma consciência de responsabilidade social e um fator básico para o crescimento e fortalecimento das ações ao crescimento econômico para todos os cidadãos. Partindo deste pressuposto, iniciou-se a busca por uma atividade empresarial economicamente viável com ênfase nas três principais ideais: responsabilidade social, sustentabilidade e consciência ecológica, onde encontramos a resposta no lixo da população brasileira, a garrafa pet.

Busca-se uma linha de produção de uma cama hospitalar, feita a base de garrafa pet, produzida inteiramente de produtos aproveitáveis e materiais cedidos por alguns parceiros, e totalmente acessíveis a qualquer pessoa, pois além de atender aos menos favorecidos economicamente, pode virar uma fonte de renda, auxiliando na qualidade de vida da sociedade. A cama hospitalar reciclável será uma inovação no mercado, podendo ajudar na montagem de hospitais e em comunidades carentes, asilos e residências. Por meio desta, o meio ambiente se renovará, pois o lixo vira matéria prima e apoio social. De forma sucinta, a proposta deste trabalho será o de melhorar a vida de pessoas que precisam utilizar camas hospitalares.

2- Revisão Bibliográfica

Em 1998 a garrafa feita com polietileno tereftalato ou PET, surgiu como uma opção mais leve e barata em relação às garrafas de vidro que eram pesadas e tinham uma difícil manutenção. Até então não tinha se pensado em uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas.

Através deste trabalho vão ser descobertas algumas vantagens em reciclar garrafas PET, como a redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos.

O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. O plástico é um derivado, na economia de energia na produção de novos plásticos, gerando renda e emprego.

A redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados e no caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem. O material derivado ‘’Plástico’’ não pode ser transformado em adubo e não podem ser usados como adubo, pois, não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico, e também é altamente combustível, segundo a reviverde, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo, ele libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.

De acordo com o site meu mundo sustentável o PET reciclado é utilizado na fabricação de cordas e fios de costura, carpetes, bandejas de frutas e até mesmo novas garrafas.

Um estudo da ISO pode ser entendido como uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e também como preservação dos recursos naturais, podendo reduzir, inclusive, os custos das matérias primas. Atualmente empreendedores vem adotando esse recurso de reciclagem em seus negócios, a embalagem PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto de vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros, conforme dados da ambiente Brasil.

Conforme estudos realizados na USP, o Brasil deixa de economizar 6 bilhões de dólares ao ano por não reciclar os materiais presentes nas 200 mil toneladas de lixo gerados todos os dias. A reciclagem de plásticos, esta sendo permitido detectar inovações, bastantes surpreendentes associadas às vantagens bem conhecidas do material reciclado. Com isso as garrafas pet que são descartadas todos os dias, e são toneladas, podem virar na nossa abordagem, uma cama hospitalar reciclável. Buscando essas vantagens ecológicas, sociais e financeiras começou-se o projeto da cama hospitalar feita com garrafas PET, uma inovação no mercado que visa à sustentabilidade, fator cada vez mais essencial para nossa sobrevivência no planeta.

3- Materiais e Métodos

Realizou-se o croqui do projeto de forma a garantir os seguintes aspectos:

• Conforto

• Dimensões dentro da experiência

• Estabilidade da cama

• Durabilidade

• Capacidade suportável

• Produto de baixo custo

• Acessibilidade social

• Limpeza

Para confecção foi definido o uso de material reciclável para ir ao encontro do propósito geral do grupo de obter uma cama acessível para qualquer classe social. Visando áreas de todos os tipos como: asilos, hospitais “SUS”, comunidades carentes, entre outros. O material de montagem esta sendo voltado para conscientização da reciclagem, pois através desta iniciativa as pessoas ficarão alertadas para a conservação do meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com