TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando E Aprendendo Com Jogos Matematicos

Casos: Brincando E Aprendendo Com Jogos Matematicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 9

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA

PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL 002/2013/GS

TEMA: “MATEMÁTICA E COTIDIANO: PROBLEMAS QUE EDUCAM, NÚMEROS QUE FASCINAM”

AUTORA: Professora Maria Aparecida de Souza Dantas

Projeto de aprendizagem investigativa apresentada a Secretaria de Estado da Educação referente à submissão ao Prêmio Mestres da Educação do Programa do Governo da Paraíba.

Nova Floresta/PB, Outubro de 2013.

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA

PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO EDITAL 002/2013/GS

MATEMÁTICA E COTIDIANO: PROBLEMAS QUE EDUCAM, NÚMEROS QUE FASCINAM

_______________________________

Maria Aparecida de Souza Dantas. 1

1 Prof. de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira- Rua Felinto Florentino, nº 1030, Centro- CEP 58178-000, Nova Floresta/PB.

Nova Floresta/PB, Outubro de 2013

1. INTRODUÇÃO

Tida como a mais difícil do currículo, ensinar e aprender matemática são visto por muitos como algo pra lá de difícil. Além do mais, a linguagem é tida como complexa e distante do aluno. O conteúdo se torna mais abstrato e desgastante devido aos seus símbolos, seus termos e fórmulas que exigem memória e pouco induz a reflexão. A maioria dos estudantes, mesmos os considerados “bons” em matemática, utiliza como estratégia para a sobrevivência escolar a memorização. Não é de se estranhar que a reprodução seja algo tão comum na sala de aula, afinal, quanto mais for exata a reprodução do que está sendo ensinado, mais certo estará o trabalho do aluno. Por esta atitude, banalizada ao longo de sua vida escolar, vai se constituindo uma relação vazia com o saber. Alguns estudos relacionados a aprendizagem matemática, mostram que os resultados em testes for mais e informais, indicaram uma decisiva influência do contexto sobre a solução de problemas de matemática. Diante disto, indicamos a vivência em sala de aula, como uma forma de dramatizar uma situação vivida em seu dia-a-dia e levar os alunos a fazer uma reflexão integrando as diferentes atividades escolares com a realidade extraescolar.

Ao contrário do que pode parecer, a matemática não está somente nas salas de aula, nos exercícios e atividades propostos pelos professores. A matemática está em todo lugar, basta observar. Tudo o que fazemos no dia a dia envolve números, cálculos e contas.

A Matemática está presente nas diversas atividades humanas, praticamente, não há uma em que não seja necessário codificar, quantificar, analisar, contar, interpretar, ordenar, generalizar e estabelecer relações. Essas características são inerentes à Matemática e a torna um dos instrumentos essenciais para a análise e a compreensão da realidade.

Fruto da criação humana, a Matemática surgiu e se desenvolveu a partir da busca de soluções para os problemas do cotidiano. Ao longo dos séculos, sofreu influências, contribuições e modificações de diversas culturas até atingir o estágio atual, e continua em pleno desenvolvimento. A apropriação do conhecimento matemático contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma vida produtiva em sociedade.

A Matemática oferece-nos um conjunto singular de ferramentas poderosas para compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas incluem o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, e a capacidade de pensar em termos abstratos.

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

A aprendizagem dos alunos tem que partir de estratégias que incluam, além do desenvolvimento de conceitos e o uso de métodos e procedimentos, situações de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento de modos de pensar e agir.

2. JUSTIFICATIVA

A maior parte dos estudantes vê o ensino da Matemática como uma das matérias mais difíceis e menos atraentes. Mal se dão conta de que todos fazem uso da Matemática no dia-a-dia. Em casa, no trabalho, no supermercado, no esporte. No futebol, além do tempo do jogo, há a quantidade de jogadores, a probabilidade de ganho ou perda nos campeonatos com os pontos adquiridos nos jogos. O cidadão se depara com situações que exigem raciocínio matemático como adição, subtração, divisão e multiplicação. E não somente as quatro operações básicas que aparecem no cotidiano. Muitas vezes, as pessoas acabam fazendo cálculos complexos para resolver situações do dia-a-dia e nem percebem que estão praticando a Matemática.

A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a ideia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todos têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico. A matemática deve ser vista como uma matéria simples e objetiva e não aterrorizante, como faz a maioria dos professores de matemática, pois, este instrumento é de valia incomensurável em todo momento da ciência humana, quer seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com