TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS MATEMÁTICOS: TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USADA NO PERÍODO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA

Artigos Científicos: JOGOS MATEMÁTICOS: TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA USADA NO PERÍODO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

A tendência da Educação Matemática dos jogos educativos voltados para o ensino e compreensão maior dos conteúdos matemáticos se configura como maneira lúdica, divertida e, acima de tudo, significativa para a aprendizagem do aluno.

Flávia Dias Ribeiro (2009) salienta a importância do jogo educativo como forma

de aproximar o conteúdo escolar à realidade dos educando ao afirmar que,

[...] a inserção dos jogos no contexto escolar aparece como uma possibilidade altamente significativa no processo de ensino-aprendizagem, por meio da qual, ao mesmo tempo em que se aplica a ideia de aprender brincando, gerando interesse e prazer, contribui-se para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos. (RIBEIRO, 2009, p. 19).

Além disso, a autora comenta como o jogo matemático pode desenvolver a criatividade e a autonomia dos educandos frente ao seu processo de aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Dessa forma, Ribeiro cita Regina Célia Grando (2004, p. 31-32), que comenta as vantagens em se incorporar os jogos nas aulas de matemática:

a) desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos); b) o jogo requer a participação ativa do aluno na construção de seu próprio conhecimento; c) dentre outras coisas, o jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender. (apud RIBEIRO, 2009, p. 23-24).

Frente a isso, percebe-se que essa maneira de aprender com prazer que o jogo proporciona ao aluno uma aprendizagem mais significativa na construção do conhecimento matemático, pelo fato de que os jogos são uma ferramenta a mais para a educação matemática. Dessa maneira, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática das séries finais do ensino fundamental,

Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes – enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório – necessárias para aprendizagem da Matemática. (BRASIL, 1998, p. 47).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com