TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincdeiras Usadas Na Educaçao Infantil

Ensaios: Brincdeiras Usadas Na Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem o objetivo de analisar o modo como os jogos estimulam a criatividade e o pensar das crianças, proporcionando um contato indispensável com o mundo natural e social. Inúmeros aspectos podem ser trabalhados por meio dos jogos, de acordo com as intenções e objetivos a serem alcançados. Isso se deve à grande variedade de materiais e tipos de jogos disponíveis para serem usados como ferramentas pedagógicas. Ao assumir diferentes papéis no ato de brincar, a criança experimenta diversas possibilidades para a construção de sua própria identidade e para a compreensão do mundo, até mesmo para transformá-lo. O jogo, para a criança em idade pré-escolar, é uma oportunidade de desenvolvimento extremamente significante, pois é nele que a criança, através de sua imaginação, estabelece contato com o mundo e consigo mesma, construindo percepções, organizando ideias sobre tudo o que a envolve.

A grande vantagem de esse contato ocorrer através do jogo é a característica agradável e prazerosa que possui o brincar, muitas vezes o que torna o jogo interessante é justamente o desprazer e o desconforto que se sente até que seja atingido o objetivo. A imaginação possui um papel determinante neste processo, que desenvolve, entre outras coisas, a atenção e a memória. De acordo com o Referencial, é preciso também perceber que os jogos e as brincadeiras são poderosos instrumentos de interação social e através deles é possível transmitir regras e valores, assim como noções de papéis sociais. Essas são características muito presentes nas brincadeiras de faz-de-conta.

Para brincar, a criança utiliza referências e conhecimentos prévios que, exercendo sua independência, transporta para outros contextos, de acordo com suas ideias e visão de mundo. Assim, a criança se relaciona com o entorno a partir de suas percepções sobre ele, onde se inclui o espaço, as possibilidades de mobilidade, as mudanças no meio, os objetos, as formas de expressão e linguagem, que dão origem a diversas formas de organização. A brincadeira favorece a internalização do conceito de regras. Este processo também beneficia, a socialização da criança, que aprende a interagir em meios e contextos diversos, lidando com emoções e sentimentos, além de variados significados aplicáveis às situações das brincadeiras.

O faz-de-conta se apresenta como uma brincadeira de grande potencial em relação ao desenvolvimento da criança em diversos aspectos, pois nele ela pode se expressar livremente ou reproduzir experiências utilizando sua imaginação e seus modos de significação. Este é um processo que contribui para a construção da identidade da criança, pois através dele ela pode fazer escolhas, solucionar conflitos, elaborar ideias, formulando e reformulando a todo o momento sua visão de si, das outras pessoas e do mundo.

Além das brincadeiras de faz-de-conta, há uma enorme variedade de jogos e brincadeiras que despertam desde o lúdico da criança ate coordenação motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com