TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca, Sua Importância No Espaço Educacional

Casos: Brinquedoteca, Sua Importância No Espaço Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

Brinquedoteca, sua importância no espaço educacional

As Brinquedotecas foram criadas para que houvessem empréstimos de brinquedos, mas com o tempo evoluiram e passaram a ter uma grande diversidade de serviços. Sabemos que elas criam características que relacionam com o sistema educacional, valores culturais, aspectos econômicos e sociais da comunidade. sabemos que a brinquedoteca é o local onde a criança brinca e vive suas fantasias; desenvolve sua autonomia, identidade e sua criatividade. Por meio da mesma a criança desperta suas emoçoes, apropria – se da realidade mostrando os seus desejos, vontades, angustias, conflitos, sentimentos, fantasias e medo.

Observamos que a ludicidade esta relacionada com a brinquedoteca, pois, neste local precisa exercer o ludico fazendo com que a criança integre socialmente e intelectualmente, aprendendo a conviver em sociedade e respeitando o próximo. Muitos escritores e pesquisadores na area de educaçao infantil defendem que a criança precisa progredir o intelectual por meio de brincadeiras que possuam a ludicidade, pelo fato dela ser o alvo transformador na vida de uma criança que acrescenta o conhecimento intelectual, moral, civico e emocional.

Somos cientes do motivo que ocasionou a criação inicial da brinquedoteca e que ela foi criada em 1934, no estado de los Angeles (U.S.A). A idéia surgiu após um fato ocorrido em los Angeles, fato este, em que os estudantes da instituiçao de ensino municipal começaram a roubar uma loja de brinquedos; o proprietário chegou até o diretor desta instituição e relatou o que estava acontecendo, o qual, logo teve a ideia inicial de criar uma brinquedoteca com a intenção dos alunos a utilizarem para brincar. Foi uma idéia fantástica, que com o passar do tempo troxe a prova dos inúmeros benefícios que ela traria para o desenvolvimento e aprendizagem daquelas crianças.

“A brinquedoteca tem uma mensagem a dar para a Escola

porque pode ajudar as crianças a favorecer um bom conceito

de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a

criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados”

(CUNHA; In: SANTOS, 2002, p. 2).

Acreditamos que são inúmeros os objetivos de uma brinquedoteca, dentre eles vamos relembrar os principais, ela tem como objetivo: proporcionar espaço onde as crianças possam brincar, estimular e desenvolver a concentração, obtter vários estímulos diferentes, fornecer equilíbrio emocional, incentivar a valorização do brinquedo, respeitar o próximo, conviver em sociedade, cultivar os sentimentos afetivos, e dar a eles oportunidade de explorar vários brinquedos, isso faz com que o indivíduo descobra mais o mundo. Atualmente as escolas ultilizam uma sala ou um local especifico para criar a brinquedoteca sendo que os alunos são divididos por série para brincar e os professores ou pedagogos são os responsaveis para atividades diversificadas contendo a ludicidade. O objetivo principal de uma brinquedoteca também está em estimular a criança a imaginação, a comunicaçao, a socializaçao, o desejo de inventar, a dramatizaçao, o desenvolver do lúdico, o social e os aspectos de emoção de cada criança; assim também, como ajudam a desenvolver nas crianças os aspectos cognitivos, fisicos, motores, afetivos, morais, linguísticos, sociais, a criatividade, estimulos, equilibrio emocional , auxílio na valorização da inteligência, fortalecer o relacionamento com o outro, valorizar a afetividade; em fim, ela auxilia em todas as áreas da vida de uma criança, moldando seu caráter e personalidade, preparando – a para o futuro.

No nosso município existe vários tipos de brinquedoteca: hospitalar, móvel, privada, intinerante, em universidade, escolas públicas e estaduais; no total existem 36 escolas municipais, sendo que nem todas possuem brinquedoteca. A universidade Unileste, por exemplo, criou o PROJETO DE EXTENÇAO, isto é, BRINQUEDOTECA com os alunos do curso de pedagogia e psicologia que visam a formação de profissionais para uma prática social e o exercício crítico do trabalho educativo que por meio deste projeto desenvolve a vivência e a reflexão sobre a prática psicopedagógica com crianças e adolescentes em ambiente hospitalar; esse projeto favorece a criança ou adolescente dando outro sentido ao que remete o significado de hospital; projeto que busca a ludicidade, a aprendizagem e a socialidade. Essa brinquedoteca utiliza brinquedos, jogos, contação de histórias, brincadeiras livres, técnicas de oficinas de grupo, de escuta e de observação; é um projeto que acontece durante os semestres letivos na pediatria do hospital municipal com o ojetivo da interação de filho com a mãe, com o pai ou vice-versa.

Encontramos também a brinquedoteca móvel que é um programa do servas e do governo de Minas. Ela tem um projeto arquitetônico especial que foi desenvolvido por equipe tecnica e criação registrada pela servas visando contribuir para recuperação de crianças e adolescentes atendidas em hospitais. Essa brinquedoteca é composta por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos, televisao, Dvds, MP4 e bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar. Os brinquedos foram escolhidos cuidadosamente enquanto que a orientação foi feita por Pedagogos. Isso promove simutaneamente uma oportunidade de engajamento social dessas cranças, levando – os a desfrutar também de ativedades lúdicas.

Temos a brinquedoteca Festas fundada em 1999, que é o maior salão de festas infantil do vale do aço. São 900m dividido em salão de jogos e a área externa com quadra de futebol, tirolesa e arvorísmo, a área dos jogos proporciona tranquilidade para os pais e muita diversão para as crianças com brinquedos coletivos que favorece o relacionamento social. Uma grande oportunidade para os pais não terem desculpas de privarem seus filhos do brincar.

Para a eleboração do texto, entramos em contato com algumas escolas de nosso município para nos informarmos melhor sobre a forma de pensar que cada instituição escolar tem a respeito da brinquedoteca e durante nossas pesquizas, encontramos situações de escolas que tinham brinquedotecas emprestadas de universsidade e que foi preciso devolver pelo fato da faculdade ter aberto escolinha particular no centro da cidade; situações em que a falta da brinquedoteca, gera uma urgência de os professores terem que dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com