TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying, Violência, Subversão A Educação E A Cidadania

Monografias: Bullying, Violência, Subversão A Educação E A Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  9.116 Palavras (37 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLAUDECI ANTONIO DOS SANTOS

BULLING, VIOLÊNCIA, SUBVERSÃO

A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA.

Bandeirantes-Pr.

2010

CLAUDECI ANTONIO DOS SANTOS

BULLING, VIOLÊNCIA, SUBVERSÃO

A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Coordenadora Sandra Reis Rampazzo.

Professores:

Fábio Goulart de Andrade

Juliana Telles Faria Suzuki

Okçan Battini

Rosely Montagnini

Tutor Eletrônico: Thaís Rachael Dischsen Lourenço

Tutor de Sala: Kelen Cristina Ferreira.

Bandeirantes-Pr.

2010

Dedico este trabalho a minha familia que me incentivaram a concluir um curso superior e acreditaram em meu esforços...

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por me proporcionar, mais esta etapa da vida e direcionando os meus caminhos, e por ajudar nos desafios enfrentados, e saúde fisico e intelecto para buscar meus horizontes.

A minha esposa Andréia, pela paciência para que este sonho fosse realizado, enquanto aguardava em casa nos dias de estudos e estágios, com compreensão ajudando sempre que possível com palavras sábias.

As minhas filhas Thaís e Melissa, que muitas vezes as deixei em casa para realizar estágios e frenquentar as aulas, e quando chegava esta já haviam se recolhido, sem ao menos me dizer boa noite papai.

A todos colegas de turma que puderam me acolher como se fossemos parceiros antigos de trabalhos, que me ajudaram e me apoiaram nas melhores e piores horas de curso, e que jamais serão esquecidos.

A Minha mãe Sebastiana (in Memorian), que Deus a tenha a pessoa maravilhosa que era, e que sempre fez questão de ver seus filhos bem e sempre apoiando para os estudos, ajudando a todos a ser o melhor de pessoa para com os outros.

A meu tio Arnaldo, que embora não pode estar conosco neste momento mas, de todo coração obrigado por me mostrar a vida como ela tem de ser encarada, com amor ao próximo, respeito e busca por aquilo que quer na vida.

As (os) Orientadoras(es) tutoras de sala e eletrônica, que puderam me ajudar nas questões, em que confuso ou mal informado, puderam me direcionar, para buscar o melhor caminho para minhas resposta, e pela varias contribuições que me foi dada para conclusão deste trabalho.

SOBRENOME, SANTOS, Claudeci Antonio dos. BULLING, VIOLÊNCIA, SUBVERSÃO A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA. 2010. fls 40. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Bandeirantes, 2010.

RESUMO

Este trabalho teve como propósito conceituar e conscientizar o leitor sobre a violência manifestada pela prática do Bullying no ambiente escolar, a demonstração e análise das relações entre professores e alunos e a influência de fatores externos que potencializam atitudes violentas. O procedimento metodológico utilizado foi a investigação dos termos Bullying e violência escolar em artigos de revistas e jornais, referencial teórico baseado no conhecimento e estudos de autores nacionais e internacionais, e análise de pesquisas elaboradas por especialistas no estudo da problemática Bullying. Através da presente revisão bibliográfica observou-se a violência escolar presente nas instituições de ensino, independente da condição, públicas ou privadas, uma prática que pode gerar transtornos a curto e a longo prazo, tanto no âmbito emocional e psicológico, como na aprendizagem dos envolvidos. O trabalho apresenta um conjunto de reflexões sobre esse tipo de violência física ou psicológica, em suas diversas nuances, e formas e condutas para minimizar ou dissipar a alta incidência do Bullying em nossas escolas, ou ganhar um pouco mais de conhecimento sobre o assunto estudado, e concretizar medidas preventivas e assistenciais, capazes e eficazes na redução do problema.

Palavras-chave: Bullying;Violência presumida; preconceitos e diferenças não aceitas.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................................3

1. BULLYING: SEU CONTEXTO HISTÓRICO............................................................5

1.1 ORIGEM DO BULLYING............................................................................................5

1.2 BULLYING EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO............................................................6

QUADRO 01 – A VIOLÊNCIA: TIPO, GRAU, FORMA, NÍVEIS E DIMENSÕES......11

2. A VÍTIMA, O AGRESSOR E A TESTEMUNHA DO BULLYING...........................13

2.1 VITIMAS DE BULLYING..........................................................................................13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com