TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Businnes Plan

Trabalho Universitário: Businnes Plan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

Um dos benefícios indiretos trazidos pela Internet foi a noção de que um novo negócio precisa ter um "Business Plan", ou Plano de Negócios.

O desenvolvimento de Business Plans já é bastante comum nos Estados Unidos, terra do capital de risco, onde consta como matéria na maioria das faculdades de administração e até mesmo em escolas de ensino médio (High Schools). No Brasil a quantidade de sites e livros sobre o assunto ainda é a pequena, mas cresce na mesma proporção que a Internet se profissionaliza.

Contudo, qualquer negócio, mesmo fora da Internet, pode se beneficiar de um bom Business Plan. Portanto, nossa intenção com este mini-tutorial é apresentar os conceitos básicos para a preparação de um Business Plan que possa ser aplicado a negócios dentro ou fora da Internet

A. O SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo é a seção potencialmente mais importante de um Business Plan, pois é normalmente a primeira seção que os investidores irão ler. Pode também ser a última, se for mal escrita.

Um sumário executivo deve descrever brevemente a empresa, o negócio, os produtos ou serviços, e a oportunidade única oferecida. Também deve fornecer uma descrição breve dos sócios, da equipe gerencial e uma visão geral do investimento que está sendo requisitado.

Não se esqueça de dizer o que você pretende fazer com o dinheiro e quando os investidores podem esperar recebê-lo de volta (prazo usualmente conhecido como payback).Um bom sumário executivo é essencialmente uma versão condensada, mas funcional, do business plan como um todo, e deve criar uma primeira impressão do que será descrito ao longo do texto. A linguagem deve ser clara e concisa, uma característica que deve permear o business plan como um todo, mas que é especialmente importante no sumário. Use palavras que chamem a atenção e deixem o leitor empolgado com a oportunidade que está sendo apresentada, mas não caia na tentação de ser evangélico ou motivacional demais.

Talvez a melhor forma de explicar o que é o sumário executivo seja descrevendo o que ele não é:

não é um resumo do business plan;

não é uma introdução ao business plan;

não é um prefácio ao business plan;

não é uma coleção de frases do business plan.

O sumário executivo, deste modo, é uma espécie de business plan em miniatura, que deve ter vida própria, podendo ser lido separadamente. Ele deve ser lógico, claro e empolgante, podendo ser lido em cinco minutos e ainda ser capaz de dar uma idéia geral do negócio.

O tamanho do sumário executivo não deve exceder duas ou três páginas. Portanto, atenha-se aos fatos. Os investidores procurarão por evidências que justifiquem a solidez da oportunidade, e não frases de efeito que não resistam a uma análise mais aprofundada.

Alguns erros que devem ser evitados ao escrever o sumário executivo são os seguintes:

Falta de enfoque nos pontos principais;

Tamanho excessivo;

Tentativa de incluir tudo o que está no business plan;

Incapacidade de mostrar a oportunidade única que o negócio oferece;

Falta de apresentação dos principais aspectos do investimento pretendido (quantidades, aplicações de recursos, retorno, etc.);

Incapacidade de gerar entusiasmo.

As fontes de capital, para empresas na Internet ou não, estão sempre escondidas embaixo de dúzias de business plans e propostas de financiamento. Os investidores geralmente contornam a falta de tempo dando uma olhada rápida no sumário executivo para determinar se uma investigação mais aprofundada vale a pena.

O seu business plan pode ser arrasador, maravilhoso de se ler e incluir gráficos coloridos e projeções financeiras bem feitas. Ele pode parecer impressionante se for lido de capa a capa. Contudo, o sumário executivo é, muitas vezes, a única parte do plano que muitos investidores irão ler. De modo geral, você não tem mais do que cinco minutos para captar a atenção do leitor, antes que o seu trabalho bem escrito vá parar no fim da pilha. Nos piores casos, ele poderá ser devolvido sem maiores conmentários ou simplesmente ir parar no lixo.

O formato de um sumário executivo irá variar de acordo com os assuntos mais importantes do negócio em questão, mas as seguintes seções deverão fazer parte de qualquer sumário bem escrito:

O Conceito do Negócio e a Oportunidade

O leitor deve poder identificar claramente esses fatores, que podem ser melhor abordados explicando-se porque o seu negócio é diferente ou único. Identifique claramente as vantagens potenciais, os benefícios futuros e como suas pesquisas indicam que existirá uma demanda firme por seus produtos ou serviços. Essencialmente, que características farão do seu negócio um sucesso?

Descrição dos Produtos ou Serviços

Descreva os produtos ou serviços em termos dos benefícios que eles proporcionam aos consumidores potenciais. Como eles funcionam? Qual a utilização? Onde são vendidos e quanto custam? Seja breve.

O Mercado

Quem são os seus consumidores? Qual o tamanho do mercado para os seus produtos? Quem são os concorrentes? Por que você é melhor do que eles? Quais são as suas projeções de market share? Por que você acredita nelas?

Não tente negar o fato de que você tem concorrentes. Isso seria ingenuidade. Em vez disso, mostre como você pretende aumentar o market share por meio de suas vantagens competitivas. Esclareça cuidadosamente quais são elas.

Os Sócios e a Gerência

Este ponto é crucial. Descreva os principais componentes da sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com