TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CACAU SHOW

Ensaios: CACAU SHOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha empresa Cacau Show

Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, deu início em 1988 aos negócios da empresa revendendo chocolates de uma indústria fornecedora. Na primeira páscoa da Cacau Show, foram vendidos, entre outros produtos da pequena empresa que nascia, dois mil ovos de 50 gramas. Quando ainda era estudante, com 17 anos, com seu primeiro grande desafio no ramo dos chocolates: a indústria fornecedora informou-lhe da impossibilidade de produzir ovos na gramatura desejada. A solução encontrada por Alexandre, para cumprir a venda direta feita das duas mil unidades, foi fabricar com a ajuda de uma produtora artesanal, Creusa Trentin, em casa, a quantidade necessária de ovos de páscoa. Essa venda gerou o primeiro capital inicial da empresa, avaliado então em US$ 500,00 e com esse investimento a empresa deu início as suas atividades, no bairro da Casa Verde, em São Paulo.

O mercado de chocolates artesanais foi julgado por Alexandre como pouco explorado na época. Desse modo, a empresa preencheu um espaço de mercado carente de ofertas com forças competitivas diferenciadas.

A empresa Cacau Show, é uma empresa de sucesso no setor, que atua e tem como estratégia principal a diferenciação por preços, mas está investindo em uma linha de produção de chocolate de origem, focando na qualidade do cacau e também na sustentabilidade socioambiental.

A empresa Cacau Show trabalha com a estratégia integrada de liderança/diferenciação em custos. Isso significa uma busca contínua para melhor explorar as vantagens competitivas compostas tanto pelo ambiente externo à empresa, suas ameaças e oportunidades, como pelas habilidades e competências internas da empresa.

Dessa forma, a Cacau Show apresenta suas duas grandes linhas de produtos: seu portfólio mais antigo e tradicional de chocolates artesanais, posicionados com preços acessíveis e distribuídos de forma intensa em suas lojas; e uma nova linha de produtos posicionados com a proposta de agregar diferenciais como denominações de origem, buscando também trabalhar com composições de chocolates orgânicos. Essa nova iniciativa de linha de produtos “de origem” teria como interlocutores as classes sociais A-B, validando a busca da empresa pela produção de bens aos quais estejam atreladas importantes qualidades e diferenciais, na perspectiva do público-alvo. Neste sentido, a Cacau Show caminha para a estratégia de negócio de diferenciação.

Desbravadora de um nicho de mercado com crescente potencial de demanda, a empresa Cacau Show apresenta um posicionamento estratégico diferenciado no seu segmento de mercado, o que proporciona à marca elevado diferencial competitivo.

Hoje a empresa busca inovações em sua linha de produtos, visando atender às emergentes tendências de mercado, que têm como base o consumo ético e responsável.

A denominação de origem seria assim não somente uma estratégia para diferenciar uma nova linha de produtos, como também uma alternativa para agregar valor a esta, acompanhando as mudanças culturais dos consumidores atuais.

É notório o processo evolutivo da Cacau Show. Uma empresa que teve sua origem com uma fábrica familiar, no bairro da Casa Verde, em São Paulo e hoje é distribuída intensamente pelo Brasil inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com