TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADE

Monografias: CADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O conhecimento e o entendimento das politicas ajudam a entender o mercado e a tomar as melhores decisões ao longo da vida, com isso proporcionando uma vida econômica estável e controlada. A economia deveria ser aprendida desde os primeiros anos da vida escolar, com isso teríamos uma população consciente.

Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal

Dentro da politica monetária temos 3 instrumentos descritos as principais características abaixo:

Operações de Open-Marketing:

São os principais mecanismos utilizados pelos bancos centrais de todo o mundo onde operacionalizam sua politica dia a dia.

Alterações nas exigências dos recolhimentos compulsórios:

São recolhimentos mínimos obrigatórios de reservas bancárias que os mancos comerciais devem manter em relação aos diversos tipos de depósito do banco.

Alterações nas taxas de redesconto:

O banco central tem o poder de manipular a taxa que emprestará o dinheiro aos bancos em dificuldades de caixa.

Seguindo damos continuidade com a politica Fiscal temos os gastos governamentais e a tributação.

Quando o governo altera o seus gastos de bens e serviços, eke desloca diretamente a curva de demanda agregada.

A Tributação tem como limitar o poder de estados e municípios reduzindo o déficit publico considerando fonte da inflação.

Cenário político e econômico da Europa

O cenário politico têm-se mostrado tolerantes em relação às mudanças de atitude. Ao contrário do que sucedeu nos meses em que a crise da dívida da Zona Euro estava ao rubro, as rentabilidades dos mercados de obrigações não têm sofrido grandes oscilações com as várias peripécias que têm marcado o panorama político.

Na verdade, na sequência da mudança de liderança política em Itália, a rentabilidade das obrigações de dívida pública a 10 anos caiu para o seu valor mais baixo dos últimos oito anos, o que é um sinal de haver pouco nervosismo na Europa, além de mostrar, por maioria de razão, que os investidores estão menos sensíveis aos acontecimentos políticos.

A ascensão da política eurocéptica poderá atrasar ainda mais a implementação de reformas, mas nesta altura, depois de termos ultrapassado a pior fase da crise, parece pouco provável que voltemos a experimentar tensões de mercado.

Aumento do desemprego na Europa versus medidas de austeridade anteriores

A Europa está diante de uma “iminente crise humanitária”, pois os pobres estão ficando mais pobres, há mais gente cuja renda está abaixo da linha da pobreza e a desigualdade está aumentando. Segundo a entidade, as “consequências a longo prazo” da crise ainda estão por vir, uma vez que a questão do desemprego na Europa é uma “bomba-relógio”. Em um quarto dos 52 países pesquisados, o nível de desemprego dos jovens é classificado como “catastrófico”, variando de um terço desta população até 60% dos jovens de um país. Entre os mais velhos, a situação também é problemática. Em 2008, havia 2,8 milhões de desempregados entre 50 e 64 anos nos 28 países da União Europeia. Em 2012, esse número estava em 4,6 milhões.

Essa situação, afirma a Cruz Vermelha, tem feito a entidade mobilizar esforços na Europa. Durante o ano de 2012, 3,5 milhões de europeus receberam doações de comida, um aumento de 75% com relação a 2009. Ainda segundo a organização humanitária, “centenas de milhares estão sendo assistidos com aconselhamento, ajuda financeira ou material ou apoio psicológico”. A organização afirma que os efeitos da crise serão sentidos “por décadas”, mesmo que haja uma recuperação do crescimento econômico. Na Letônia, país báltico que deixou a crise oficialmente, mais de 140 mil pessoas estão recebendo doações de comida.

O relatório da Cruz Vermelha, intitulado Pense diferente – impactos humanitários da crise econômica na Europa, desafia os europeus a pensarem se conseguiram compreender o que os atingiu e se estão preparados para lidar com as consequências da crise. A organização afirma que a turbulência tem atraído imigrantes para países menos afetados ou economias em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com