TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS SENHOR DO BONFIM LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Por:   •  26/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

 CAMPUS SENHOR DO BONFIM LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

MIRIELY GONÇALVES E NADIANE DA SILVA

Estratégias para o ensino e aprendizagem sobre o sistema reprodutor humano nos anos finais do ensino fundamental

SENHOR  DO BONFIM-BA

2019

MIRIELY GONÇALVES E NADIANE DA SILVA

Estratégias para o ensino e aprendizagem sobre o sistema reprodutor humano nos anos finais do ensino fundamental


Pré-projeto apresentado a professora Maria Cilene Freire do colegiado de licenciatura de ciências da natureza na Universidade Federal do vale do São Francisco Campus Senhor do Bonfim como conclusão do I semestre da matéria introdução a pesquisa.


Orientador: Prof.ª Maria Cilene Freire


Senhor do Bonfim-Ba, 09 de agosto de 2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                            4

PROBLEMA DE PESQUISA                         5

HIPÓTESE (S)                                         5

OBJETIVO GERAL                                            5

METODOLOGIA                                             5

REFERÊNCIAS                                          7


INTRODUÇÃO

Esse pré-projeto tem como base analisar e buscar estratégias para o melhoramento do ensino e aprendizagem sobre o sistema reprodutor humano nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais da sede de Andorinha-Ba.

Sendo assim, atualmente falar sobre reprodução humana não é uma coisa incomum, mas ainda se existe muitas deficiências em relação a como se é passado esse assunto em sala de aula, que é geralmente para alunos pré-adolescentes que ainda estão se conhecendo, e conhecendo o seu próprio corpo, então é de suma importância que o tema abordado seja ensinado de forma coerente, precisa e acima de tudo trabalhada em estratégias para a facilidade de aprendizagem do aluno.

Segundo Mazamboni (2013) apude Trivellato et al. (2008) é importante discutir com os alunos os diferentes aspectos envolvidos no processo de amadurecimento, incentivando-os a reconhecer que a maturidade sexual não é o único fator que prepara o jovem para a reprodução, embora, biologicamente, a maturidade sexual está relacionada à possibilidade de reprodução e o corpo já está pronto para a função reprodutiva.

É justamente nessa fase, que ocorrem as mudanças hormonais, mexendo também com o emocional desses pré-adolescentes, haja vista, que estão em transição, o que acaba, os deixando com diversas inseguranças com o corpo, e com as próprias emoções.

É muito comum as meninas se sentirem inseguras devido às mudanças que ocorrem no corpo, como o aumento dos seios e o crescimento dos pelos, e os meninos se sentirem envergonhados ao ter que realizar a leitura em voz alta na sala quando a voz começa a engrossar, sem contar que ambos ficam constrangidos com as espinhas no rosto, mexendo com a autoestima. Portanto, é um grande desafio também para os adolescentes entender o que está acontecendo com eles, principalmente porque nessa etapa da vida se iniciam os namoricos, beijos, abraços e trocas de carinhos, proporcionando-lhes descobertas que contribuem para o aprendizado da sua sexualidade. (Mazamboni, 2013, p. 3).

A sexualidade consiste em um conjunto de sensações e sentimentos envolvidos e vai muito além da cópula. São descobertas proporcionadas pelo corpo a um simples toque, beijo, carícia, a cujos estímulos o cérebro responde, inundando todo o corpo com emoções diversas, que tomam conta de todo o ser, gerando um estado mágico. (PIRES; GANDRA; LIMA, 2002, p. 5).

 

Podemos então, chegar ao entendimento da importância desse ensino aos pré-adolescentes, tendo em vista, que segundo Mazamboni (2013), o conhecimento sobre a morfologia e o funcionamento dos sistemas reprodutores masculinos e femininos e os demais assuntos relacionados à reprodução humana como os riscos e as consequências de gravidez e a paternidade na adolescência, os métodos anticoncepcionais mais utilizados pelos casais e as principais infecções que são transmitidas sexualmente, são necessários para que a realidade dos jovens seja modificada, uma vez que o desconhecimento desses temas pode influenciar o futuro deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com