TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições do PIBID no desempenho dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do IFNMG campus Januária

Por:   •  10/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

As contribuições do PIBID no desempenho dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do IFNMG campus Januária

João Paulo Antunes Carvalho (IFNMG – Campus Januária), carvalhojoao.jp@gmail.com

Josué Antunes de Macêdo (IFNMG – Campus Januária) josueama@gmail.com

Gabriel Márcio Gonçalves (IFNMG – Campus Januária) gabrielmtsc1@gmail.com,

Marcos Miller Martins da Silva (IFNMG – Campus Januária) marcos-miller@outlook.com;

Lílian Isabel Ferreira Amorim (IFNMG – Campus Januária) lilian.amorim@ifnmg.edu.br

INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Dentre os principais objetivos do programa, têm-se: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem (CAPES, 2014). Em contrapartida, acredita-se que essa inserção do acadêmico nas salas de aula pode e deve contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de todos os envolvidos no processo, em especial, os alunos discentes em formação

OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como principal finalidade avaliar as contribuições do PIBID no desempenho acadêmico dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Januária que atuam ou já atuaram no programa.

MATERIAL E METEDO

Foi realizado uma pesquisa no IFNMG campus Januária e teve como público alvo 27 bolsistas e ex-bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Matemática, no qual foi aplicado um questionário com o intuito de verificar se o programa contribui para o desempenho nas disciplinas do curso, e caso afirmativo, de que forma; e se contribui para o desenvolvimento pessoal.

Optou-se pela análise qualitativa e quantitativa dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a análise dos dados, verificou-se que, dos 27 elementos da amostra, 24 afirmaram que sim, o programa contribui para o seu desempenho no curso, como mostra a Figura 1.

Do total de entrevistados 20 justificaram que o PIBID; ajuda a revisar em sala de aula o conteúdo visto no curso. Segue o comentário de um dos bolsistas “Sanando as dúvidas de disciplinas fundamentais”. Outras justificativas aparecem: contribui para apresentação de trabalhos acadêmicos frente a sala de aula; mais tempo de estudo; melhora o raciocínio. Sobre a apresentação de trabalhos, um dos entrevistados comenta “No encorajamento de estar frente a sala para apresentar trabalhos, os quais fazem parte da metodologia”. Outro complementa “Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com