TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPÍTULO 8 – O melhor perdeu a corrida

Por:   •  19/11/2019  •  Abstract  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 8 – O melhor perdeu a corrida

Para colocar seu mundo interior em ordem uma das principais características que você vai precisar ter é uma forte resistência mental, algo que sustente sua decisão de mudar o que precisa ser mudado, caso contrário sua mente acabará ficando dependente das ideias e opiniões dos outros.

Muitas vezes ao desenvolver alguma atividade, começamos com todo o gás, o ambiente e o conjunto das nossas habilidades nos favorece e ficamos confiantes em nós mesmos. É um ótimo cenário para um ótimo começo, porém, o que pode parecer muito bom pode se voltar para nós na forma de soberba, ficar muito bom em algo sem muito esforço pode condicionar nossa mente a achar que somos muito bons porque aprendemos tudo muito fácil, logo a caminhada vai exigir de você mais resistência e disciplina do que ímpeto

Eu mesmo durante a minha vida escolar caí nessa cilada, tirava notas boas na escola sem me esforçar muito, isso me levou a não mais achar necessário estudar, quando dei conta que precisava mudar isso já era bem tarde e o vestibular já estava à porta.

Precisamos ter consciência que tudo que aprendemos vem de Deus, todo entendimento da Bíblia nos é dado para colocarmos em prática nas nossas vidas e que isso seja para a Glória do próprio Deus e não por vaidade nossa. Desenvolver essa intencionalidade é o dever de todo crente, pois um crente que não pensa está sendo influenciado pela cultura ao seu redor.

Devemos tomar nossa responsabilidade de pensar sobre as coisas do reino, não nos apoiarmos somente em teologia de terceiros, por que Deus quer se revelar a todos os seus filhos.

CAPÍTULO 9 – A tristeza que é um livro não lido

Quando nos dispomos a usar nossa mente como devido devemos focar em certos objetivos:

  • Dirigir a mente para que passe a raciocinar dentro das linhas do pensamento cristão

Não só desenvolver a mente, mas deixa-la sempre condicionada a doutrina cristã, pensar com o princípio da mordomia cristã – TUDO é de Deus, tudo foi criado por ele e pertence a ele, nós apenas cuidamos das coisas do nosso Pai, o pensamento cristão olha o mundo pelas lentes da vontade de Deus. Para aqueles que não foram criados com essa perspectiva é bem mais complicado e a pessoa tem que estar sempre atenta.

  • Preparar a mente para estudar informações, ideias e verdades, com o objetivo de servir às pessoas que fazem parte do nosso mundo exterior

Quanto mais desenvolvemos nossa mente para que o nosso mundo interior seja mudado, é praticamente impossível que essa mudança não “respingue” sobre aqueles que nos cercam, uma pitada de conhecimento sempre é benção na vida dos irmãos

Desenvolvendo a mente aprendendo a ouvir

Num mundo onde todos têm seus “palcos individuais” pessoas com o dom de ouvir são cada vez mais raras, todo mundo anseia por falar, por se expressar, por colocar para fora ideias e sentimentos, com essa tendência muitas vezes perdemos a chance de aprendermos bastante simplesmente ouvindo pessoas.

Além do aprendizado fica claro para a pessoa que está falando que ela está sendo amada, pois estamos dando atenção ao que ela está falando e isso é bom. É sempre bom também ter uma lista de pessoas na fé que lhe inspiram e escutar o que elas tem a dizer, o engrandecimento é real. Por último podemos aprender bastante também com as pessoas que nos criticam, é de fato o método mais difícil, mas se usado com sabedoria pode também trazer muitos benefícios.

Desenvolvendo a mente aprendendo a ler

Esse é um hábito das pessoas inteligentes que eu não desenvolvi muito bem, sempre leio poucos livros por ano, posso lembrar de anos em que só li livros sobre Física e ultimamente me atenho apenas a Bíblia e livros cristãos, confesso que preciso ser mais intencional nessa área, pois reconheço que a mente se expande e aprende muito com a leitura.

Desenvolvendo a mente pelo estudo sistemático

O autor fez uma divisão que eu achei muito interessante, o estudo limitado a um único objetivo e o estudo mais amplo com a intenção de agregar conhecimento geral as coisas que você já sabe.

CAPÍTULO 10 – Pondo em ordem o jardim

Precisamos cuidar da nossa alma, onde nossos sentimentos se comunicam com Deus, onde temos comunhão com Deus, se não tivermos o nosso interior arrumado, certamente cairemos em uma vida com Deus cheia de altos e baixos.

Para suprir essa falta de constância, geralmente caímos na cilada de achar que um momento muito intenso com Deus vai nos tornar em pessoas espirituais, não é o que acontece se pudermos assimilar uma característica comum a TODOS os homens de Deus bem-sucedidos em sua vida espiritual e em seus ministérios, certamente chegaríamos a DISCIPLINA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com