TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.258 Palavras (22 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

EXTENSÃO DE NACALA

Ética Geral

CASAMENTOS PREMATUROS

Curso: Gestão Portuária

Discente: Docente:

Victogênia Celestino N. Macuta Marcelino Marrundo

Nacala-Porto, Maio de 2018

ÍNDICE

ABREVIATURAS 3

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

JUSTIFICATIVA 6

DELIMITAÇÃO DO TEMA 7

PROBLEMATIZAÇÃO 8

HIPÓTESES 9

OBJETIVOS 10

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11

CAPITULO I: ENQUADRAMENTO TEORICO E LEGAL DO CASAMENTO PREMATURO 12

1 Prematuro ………………………………………..…………………………………….12

1.1 Casamento ……………………………………………………………………………12

Enquadramento legal de Casamento Prematuro …………………………………………13

CAPITULO II: OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE. 14

2. Causas dos Casamentos Prematuros …………………………………………………..14

3. Consequências dos Casamentos Prematuros ………………………………………….15

4. Esforços do Governo e da Sociedade Civil ……………………………………………17

CAPITULO III : ACÇÃO DO GOVERNO CONTRA ESSE FENÓMENO …………………20

5. Medidas tomadas…………………………………………………………………….. 20

6. Dificuldades no Combate ao Casamento Prematuro.....................................................21

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

ABREVIATURAS

CECAP Coligação para a Eliminação dos Casamentos Prematuros em Moçambique

IDS Inquerito Demografico de Saude

GNB Girl Not Brides

ODMs Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

RESUMO

O trabalho procura compreender “O Índice do Casamento Prematuro na Sociedade Moçambicana” numa perspectiva de princípio geral para cair numa perspectiva mais específica dos factos que são vividos pelas comunidades e como o Governo pretende limar essa situação.

Para iniciar o trabalho começa-se em dar a razão que levou na escolha do tema, sendo que dadas as possíveis justificativas sugirou-se aqui questões que serviram de problematização para que fosse fácil o levantamento do problema, postumamente seguiu-se com a definição dos objectivos, levantamento das possíveis hipóteses e as metodologias que foram úteis para a concretização do trabalho.

No primeiro capítulo conceituou-se teoricamente alguns termos relevantes para a compreensão do tema com bases em alguns conceitos que versam sobre tais termos e consultados assim possíveis bibliográficas que falam acerca do tema fazendo assim com que o quadro teórico deixe-se perceber como o tema é abordado pelos diferentes autores.

No segundo capítulo, aborda-se o tema no que concerne ao foco do trabalho em responder aos objectivos traçados sem esquecer do enquadramento legal do casamento prematuro, onde destaca-se sobre a idade aceitável para o casamento e sobre a eticidade deste acto.

No terceiro capítulo aborda-se o tema de forma conclusiva de modo a saber as medidas tomadas pela Sociedade assim como o Governo como uma Responsabilidade Colectiva no Combate ao Casamento Prematuro e as dificuldades dessa acção.

INTRODUÇÃO

Os casamentos prematuros são um flagelo social em Moçambique. Milhares de raparigas, principalmente nas zonas rurais do país, são vítimas desta prática nociva que afecta negativamente a sua sobrevivência e desenvolvimento, privando-as de ter acessso aos serviços de protecção, educação, saúde e outros, que garantam a realização dos seus direitos como crianças e raparigas. O trabalho versa sobre “O Índice do Casamento Prematuro na Sociedade Moçambicana, este tem como seu foco a sociedade moçambicana em geral(todo território moçambicano).

Procura-se aqui tambem abordar o tema mediante os debates de varios grupos/associações ligadas directamente ao estudo desse contexto sendo elas governamentais assim como não, em que levou-se a procurar analisar a influência que também as autoridades moçambicanas têm no processo de combate contra ou na mitigação dos casamento prematuros. Ao longo do trabalho entrelaça-se algumas considerações acerca de certos conceitos e certos pontos de vistas de alguns autores acerca do processo de casamentos prematuros. Busca-se aqui também colher pareceres de como o governo encara essa situação,o que pretende e o que ja fez para a mitigação ou para o combate contra os casamentos prematuros.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema prende-se com o facto de procura-se compreender as causas dos casamentos prematuros e as respectivas intervenções dos próprios pais em particular na prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com