TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE AMBEV

Trabalho Universitário: CASE AMBEV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 7

Projetos interdisciplinares

Segunda entrega de perguntas do CASE AMBEV.

Perguntas solicitadas por cada professor do 3 semestre de Gestão Comercial.

(Fonte:WWW.AMBEV.COM.BR)

Osasco

MAIO/2014

SUMÁRIO

4 ............................................................ PROFESSORA: Ana Lucia (Planejamento e Operação de Vendas)

7...............................................................PROFESSOR: Mario (Matemática Financeira)

8...............................................................PROFESSORA: Aline Castro (E-commerce)

9...............................................................PROFESSORA: Jacqueline Vidigal Aricó (Administração de Marketing )

10...............................................................PROFESSOR: ARISMAR (Lesgislação Empresarial)

PROFESSORA: Ana Lucia (Planejamento e Operação de Vendas):

2 - Quais são os princípios de venda pessoal, que os presidentes da Ambev utilizaram para obter o sucesso deste empreendimento? Cite três exemplos.

A criação da AmBev enfrentou muitos críticos, principalmente dos seus concorrentes, a exemplo da Schincariol e Kaiser, porém a decisão do CADE já havia sido tomada e só cabia aos seus concorrentes aceitar. O CADE aprovou a fusão, porém impôs a AmBev algumas obrigações, dentre uma destas obrigações estava a venda da marca Bavária e das suas respectivas fábricas. Mesmo com tantas críticas, a AmBev também teve votos de pessoas importantes que saíram em sua defesa colocando alguns pontos positivos que a nova e grande organização traria para o país.

Ou seja, a AMBEV teve que criar estratégias para se fortalecer diante do mercado, vendendo realmente a sua estratégia ao criar a fusão e utilizar-se se sua venda pessoal para fazer com o mercado acreditasse nesta ação.

Exemplo 1- A INOVAÇÃO - que ganha um setor específico dentro da AmBev

A preocupação da AmBev é fazer com que a mente de seus profissionais não fique parada. Ao se lançar uma inovação no mercado através de um produto novo, não se sabe se o mesmo terá sucesso ou fracassa e este mistério é o que cerca as inovações. A AmBev no ano de 2004 fez uma reorganização em seu processo de inovação, em vez dos responsáveis pelas marcas cuidarem das modificações e da criação de novos produtos, foi criada uma área específica que ficaria responsável por cuidar das inovações, e isso permitiu com que as coisas fluíssem com maior agilidade dentro da empresa e economizou tempo e recursos, conforme afirmou Carlos Lisboa - diretor de marketing da AmBev na época.

Exemplo 2- VANTAGENS COMPETITIVAS

A AmBev conseguiu com o passar dos anos se tornar referência em gestão, crescimento e rentabilidade. A empresa persegue continuamente a maior eficiência em custos, característica marcante da economia neoclássica que tem seu foco fundamentalmente sobre a eficiência dos recursos.

A AmBev não deixa de ser ao mesmo tempo uma empresa que segundo analistas é arrojada e obstinada, agressiva e principalmente inovadora e diante dessas características, vemos através das ações desta empresa traços que vão de encontro a uma economia de inovação, bem como o uso de novas fontes de matérias primas e a penetração em novos mercados, são fatores que levam a expansão industrial das organizações que fazem uso destas políticas

3 exemplo: FORTALECER SEUS FUNDAMENTOS

Com o slogan” multinacional verde e amarela”, a Ambev deixou claro que sua intenção era expandir-se no mercado internacional com a estratégia de distribuição mundial do Guaraná Antarctica, por meio de estrutura oferecida pela Pepsi. O principal argumento a favor da fusão, anunciado pelos grupos controladores da antártica e da Brahma. Era o seu fortalecimento para serem presas futuras do capital estrangeiro e da desnacionalização.

(FONTE: SITE: WWW.AMBEV.COM.BR, REVISTA EXAME, SITE WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR )

3. Qual é a consideração que você gestor (a) comercial pode definir da administração da força de vendas no caso Ambev? Cite três exemplos.

As considerações do grupo já exemplificando:

O SURGIMENTO DA COMPANHIA ,pois impulsionou o setor de bebidas brasileiro, trouxe ao mercado novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou a variedade de produtos de qualidade a preços mais acessíveis, além disso dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Confirmando a estratégia adotada pela AmBev, acreditamos que a INOVAÇÃO é outro exemplo importante em qualquer mercado e se faz necessaria. E a AmBev procura trazer inovações em várias frentes, tanto no produto como nas embalagens, na forma como você compra o produto e é claro na criação de novos produtos. Para eles as inovações nesse mercado são muito grandes e com certeza continuarão nessa tragetória.

Por fim, A EXPANSÃO, que nas Américas começou em 1994, quando a Brahma deu início à sua presença internacional através de operações no segmento de cerveja na Argentina, Paraguai e Venezuela. Em 2003, após a formação da Ambev, a Companhia acelerou sua expansão fora do Brasil através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Ainda em 2003 e também ao longo de 2004 a Ambev efetuou uma série de aquisições em mercados como América Central, Peru, Equador e República Dominicana. No ano seguinte, a Companhia passou também a operar no mercado de cervejas do Canadá através da incorporação de uma controladora indireta da Labatt. Por fim, em maio de 2012, a Ambev expandiu suas operações no Caribe através de uma aliança estratégica com a E. León Jimenes S.A..

Atualmente a Ambev tem operações em 16 países: Brasil, Canadá, Argentina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com