TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLÍNICO DE ACNE FACIAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

MARIA ISABEL MARCOS CACCIATORE

ESTRESSE: CONCEITOS, CAUSAS E COMO PREVENIR

Produção Textual – INDIVIDUAL

[pic 3]

Pato Branco - PR

2014

MARIA ISABEL MARCOS CACCIATORE

ESTRESSE: CONCEITOS, CAUSAS E COMO PREVENIR

Produção Textual – INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Spas e terapias alternativas.

Prof. Marcelo Yugi Doi

Pato Branco - PR

2014

1 INTRODUÇÃO

        

Estresse e de origem Latin e significa aflição e adversidade. É uma defesa natural do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante.

Embora a tendência do corpo humano seja elaborar estratégias para resolvê-las, muitas vezes, ele vai se adaptando às exigências do dia-a-dia. Se não conseguir criar essas estratégias, o organismo não irá reagir convenientemente diante dos problemas e dará sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia.

A continuidade dessa situação afeta a pessoa, perdendo suas forças e ela cai num estado de exaustão, de estresse propriamente dito.

Caso não consiga reverter esta situação, as consequências não tardarão a surgir: aumento da pressão arterial, crises de angina que podem levar ao infarto, dores musculares, nas costas, na região cervical, alterações de pele, etc. Daí a importância de a pessoa estar alerta para os sinais que o corpo registra.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – O que é estresse e como surge

A palavra estresse siginifica aflição e adversidade. Durante muito tempo, no passado, o ser humano dedicou-se a realziar trabalhos braçais, que iniciavam com o raiar do sol e terminavam com o por do sol.

No período da revoljução industrial, a carga de trabalho aumento, e muitoas pessoas que moravam no cvampo migraram para viver no estresse da cidade.

O canadense Hans Selye foi um dos primerios pesquisadore a estudar o estresse. Em 1936, ele introduziu o termo estresse na área da saúde como uma resposta geral e inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante. Mais tarde, a palavra passou a ser utilizada tanto para designiar esta resposta do organismo com para delinear a situação que desencadeia os seus efeitos.

O termo estresse tem gerado grandes excitações emocionais e tem provocado e gerado estimulos que perturbam a homeostasia. Estimulam o desenvovlementod e processos caracterizados pelo aumento de secreção de adrenalina produzindo manisfestaçoes com disturbios fisiológicos e psicológicos.

Estes processos correspondem a reações bioquímicas antigas de sobreviv6encia do homem, que foram se aperfeiçoando ao longo de sua própria evolução, envolvendo diversas estruturas do corpo humano, tais como hipotálamo, as glandulas, os órgãos, os músculos entre outros.

No ano de 1992, o estresse foi indicado como sendo o mal do século, sendo enquadrado pela organização mundial da sáude (OMS) como doença associada a resultados desastrosos, com várias alterações orgânicas, debilitando o binômio mente-corpo, sendo um dos principais motivos de consulkta médica e queda de produtividade no trabalho.

[pic 4]

2.2 – Tipo de estresse

Os agentes estressores podem ser classificados como:

  1. Sensoriais ou físicos
  2. Psicológicos
  3. Infecciosos

2.2.1 Sensoriais ou físicos

        Os estímulos físicos são provenientes do ambiente e incluem: Luz, calor, frio, odor, fumaças, drogas em geral, lesões corporais e esforços físicos.

2.2.2 Psicológicos

        O estresse psicológico ocorre quando o sistema nervoso central é estimulado através de mecanismo puramente cognitivo, ou seja, que envolve exclusivamente a mente, qualquer relação com o organismo. Ex.: morte.

2.2.3 Infeccioso

        O Estresse infeccioso corresponde ao vírus, as bactérias, aos fungos ou aos parasitas, ao infectar o ser humano promove a liberação de citolisinas que, por sua vez, estimulam um importante mecanismo endócrino de controle do sistema imunológico.

2.3 – Fisiologia do Estresse

        De acordo com o pesquisador Hans Selye, o estresse pode causar dois tipos de alterações no organismo que são as alterações biológicas e psicológicas. Nas alterações biológicas relacionadas ao estresse, o organismo reage frente aos agentes estressores com um propósito evolutivo, sendo considerada uma resposta o perigo, que Selye dividiu em três etapas.

        2.3.1 Primeira Etapa: O corpo reconhce o agente estressor e ativa o sistema neuroindócrino. Começam a produzir e liberar os hormônios do estresse, que são: Adrenalina, noradrenalina e o cortisol. Estes hormônios aceleram os batimentos cardíacos, dilatam as pupilas, para melhorar a visão, aumetam a sudorese e os níveis de açucar no sangue.

        2.3.2 Segunda etapa: A segunda etapa é a fase da resistência ou também chamada de adptação. Esta fase ocorre quando o agente estressor continua agindo, ocorre uma redução dos níveis hormonais e tem-se uma reparação dos damos causados, pela reação de alarme do organismo. Sob a mediação do eixo diencéfalo-hipófise, verifica-se uma reação de hiperatividade do córtex da suprarenal.

        2.3.3 Terceira etapa: A terceira fase a chamada de exaustão, inicia-se e pode causar o surgimento de uma doença associada a condição estressante. A ação do agente estressor de maneira repetida e prolongada pode trazer consequencias indesejadas, incluindo a falênmcia do sistema himunológico.  Organismo humano está bem evoluído e possui mecanismos para adaptar e lidar com estresse agudo, caso ele ocorra ocasionalmnete, mas quando esta situação se torna cronica, seus efeitos se multiplicam muito rapidamente e sériso danos são causados no organismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (737.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com