TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual Unopar Estetica Caso Clínico: Acne

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

HEDYLENE FLÁVIA DE MORAES E SILVA

CASO CLÍNICO

Acne

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2.DESENVOLVIMENTO...............................................................................................

2.1.DESCRIÇÃO DO CASO CLÍNICO.........................................................................5

2.2.DEBATE DO CASO CLÌNICO................................................................................5

3.CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir, relata um paciente que procurou ajuda em um centro estético, para solucionar seu problema de acne, cujo tipo é classificada como inflamatória em grau II ou pápulo-pustulosa, presença de pápulas, pústulas e leve eritema, a esteticista perguntou quais eram seus hábitos alimentares, histórico familiar e a evolução da doença. O cliente relatou: consumir alimentos industrializados e frituras em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e água. Também relatou que seu pai na adolescência apresentou os mesmos sintomas e que ao completar doze anos observou o aparecimento de poucas lesões, porém, nos últimos seis meses, o quadro evoluiu com agravamento.


  1. DESENVOLVIMENTO

A acne, é uma das doenças da pele(dermatoses) mais frequentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes É uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea)7. As lesões surgem na puberdade e acometem ambos os sexos, tendo um maior pico de incidência dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e de 16 aos 19 anos nos homens7. Caracterizam-se por comedões (cravos), pápulas, pústulas e nas formas mais graves, por abcessos, cistos e cicatrizes em graus variáveis7. Atinge principalmente as seguintes áreas do corpo: face, região anterior e posterior do tórax, porém, em alguns casos, pode atingir os membros superiores e região glútea. Estas partes do corpo são áreas ricas em glândulas sebáceas. O comportamento da acne, em alguns casos, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis e assim permanecem por toda adolescência. Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando ou agravando problemas emocionais, levando a baixo auto-estima e a isolamento social. Existem também casos em que as lesões podem ser tão extensas, que precisam obrigatoriamente de cuidados médicos, pela sua gravidade7.

2.1 DESCRIÇÃO DO CASO CLÍNICO

Um paciente, vinte anos, sexo masculino, buscou ajuda num centro de estética para solucionar seu problema de acne facial. Quando estava sendo avaliado, ele falou sobre seus hábitos alimentares, histórico familiar e a evolução da doença, o cliente relatou consumir alimentos industrializados e frituras em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e água. Também falou que seu pai na adolescência apresentou os mesmos sintomas e que ao completar doze anos observou o aparecimento de poucas lesões, porém, nos últimos seis meses, o quadro evoluiu com agravamento. Foi notado a presença de Acne de Grau II.

  1. DEBATE DO CASO CLÍNICO

A acne grau I é aquele que apresenta cravos sem inflamação, enquanto o grau II já mostra sinais inflamatórios Quem tem o segundo estágio da acne precisa ter mais cuidados com a pele, seguindo uma rotina de limpeza mais rigorosa. Acne grau II, geralmente possuem cravos abertos e fechados (escuros e claros), apresenta relevo no rosto e pontos pretos que chagam até a formar bolsas de pus6.

Conforme relato do paciente, uma das incidências mais comuns é em decorrência das alterações hormonais, com o aumento da testosterona, hormônio masculino, as glândulas sebáceas passam a produzir uma quantidade maior de óleo. Os alimentos industrializados são os principais vilões da aparência da pele, pois contêm altos níveis de corantes, aromatizantes e, principalmente, açúcares que inflamam as células. Isso é o fator que contribui para o aparecimento das mesmas4.

Mais fatores contribuem para o desenvolvimento da doença, de acordo com o relato do paciente, quando o seu pai ainda na adolescência apresentou os mesmos sintomas, que são o genético e o hormonal7.

A terapia combinada tem como embasamento atacar mais do que um fator implicado na etiopatogênese da acne. A redução das lesões foi mais eficiente nos grupos tratados com a combinação. A combinação produziu resultados positivos com evidências estatisticamente comprovadas quando comparada a veículos ou substâncias isoladas2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com