TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CERPAL - Cooperativa para eletrificação rural em Palmital

Tese: CERPAL - Cooperativa para eletrificação rural em Palmital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1. Descrição da Organização

CERPAL – Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Palmital.

História

A CERPAL foi criada no dia 17 de dezembro de 1977, por meio de assembléia constitutiva no ginásio Delço Mazeto, com a presença de cerca de 100 pessoas, entre eles Rubens Rossi, Eloy Atanis Garcia, Beto Leão, Sebastião Batista de Oliveira, José Pascoalino dos Reis, Ângelo Biazon, Anísio Zimermano, Eurico Messias Cunha, Adão José Alves, João Bernado, Pedro Magrinelli, Valter José Monteiro, Ermelindo Orlandi, Valdinei Côco, Agostino Henrique de Faria e Alcides Montechiese.

Rubens Rossi liderou o grupo de proprietários rurais que fundou a CERPAL.Eleito primeiro presidente da entidade, ele lembrou das dificuldades da montagem da cooperativa de eletrificação rural, pois muitos agricultores não acreditavam que o projeto poderia dar certo em Palmital.

A CERPAL pode ser considerada como concretização de um sonho iniciado por um grupo de produtores rurais de Palmital, que hoje auxilia no desenvolvimento e na qualidade de vida na zona rural da região. Com este espírito empreendedor, enfrentaram dificuldades e conseguiram levar adiante o projeto de cooperativismo no setor de eletrificação rural, estendendo redes de energia que hoje cotam oito municípios.

Primeiro Passos.

A Cooperativa se instalou inicialmente, em junho de 1978, num prédio alugado de Manoel Rainho na rua José Florêncio Dias nº 20, onde começaram os trabalhos administrativos e organizacionais da entidade. Com o crescimento das atividades, a CERPAL transferiu suas atividades em 1983 para o prédio maior, na Rua Duque de Caxias nº 187. Foi a primeira sede própria da cooperativa, adquirida de Celestino Moreno Parra.Contudo, as amplas instalações não foram suficientes para atender constante desenvolvimento dos trabalhos e foi utilizado até dezembro 1998, quando houve a compra de uma nova sede.

O atual prédio da Cerpal, adquirido de Ney Moreira, está localizado na Avenida Reginaldo Leão, nº 37.

1.2 Principais Equipamentos e Produtos:

Na parte de atendimento rural são utilizam caminhonetes 4x4 e em cada veículo irá sempre 2 funcionários munidos de capacetes, luvas, rádio amador, lanternas, óculos (quando necessários). Nestes veículos está instalado farol giratório para iluminar as chaves, cruzetas ou cabos, rádio amador, escadas e bastões.

Os principais produtos utilizados nesta empresa são: cabo alumínio, postes, transformadores monofásicos e trifásicos (5,0 a 112,5 kva), isoladores hitop de porcelana ou polietileno(modernos), cruzetas de madeira, medidores monofásicos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com