TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHOMSKY

Resenha: CHOMSKY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Resenha  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

CHOMSKY

Chomsky, nasceu no dia 07 de dezembro de 1928, na cidade da Filadélfia, Pensilvânia nos Estados Unidos. Foi assistente na Universidade de Harvard, onde realizou a maior parte de suas pesquisas relacionadas à lingüística.

Mas ao falar de Chomsky, não podemos deixar de citar um lingüista que começou estes estudos sobre a língua, Saussure. Para Saussure a língua e a fala não se confundem, a fala é a manifestação externa da língua, não deve ser objeto de estudo da lingüística. Nos termos saussuriana, a lingüística deve estudar apenas a língua.

Chomsky, revolucionou os estudos sobre lingüística, chamando de Gramática Gerativa ou Generativa. A uma diferença entre os estudos de Saussure e Chomsky, a teoria saussuriana a língua é considerada um objeto fundamentalmente social, já na Gramática Gerativa a língua é um sistema de princípios da mente humana.

O fato de a Gramática Gerativa ser mental é tão importante para diferenciá-las da teoria saussuriana, Chomsky foi o primeiro a se interessar pelos aspectos mentais da produção e da compreensão lingüística. O fato de Saussure ressaltar que signo lingüístico ser convencional e que cognitivamente nós não organizamos o mundo antes da língua.

Quando Chomsky retomou os estudos por meados dos anos de 1957, onde muitos estudiosos já haviam passado ele mostrou a importância da investigação das relações entre mente e língua, que é constituído de princípios responsáveis pela formação e compreensão das expressões lingüísticas, esse módulo é chamado de faculdade da linguagem, é para todos os seres humanos que nascem com ela, essa faculdade da linguagem já vem da própria espécie humana.

Saussure dizia que a linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Entre esses dois estudiosos tem suas diferenças entre a idéia de Saussure e a faculdade da linguagem de Chomsky. A primeira observação que é preciso fazer é a de que para Saussure a faculdade da linguagem é algo que capacita os homens a produzirem e compreenderem todas as manifestações simbólicas, inclusive a língua, Já para Chomsky chama de faculdade da linguagem é um módulo da mente especificamente associado à língua e não a outras linguagens, exemplos pintura, música, dança e outra manifestações. Uma outra observação que é importante fazer é que Saussure não é muito específico a respeito do que é essa faculdade, que ele chama de linguagem, como seu objetivo é a análise da língua em seus aspectos convencionais ou sociais, a capacidade que os homens têm de se manifestar linguisticamente não é de interesse para a teoria, então desse modo Saussure não explicita a relação que essa faculdade permite a linguagem apresenta a cognição de maneira geral.

Para Chomsky o que ele chama de faculdade da linguagem é um módulo cognitivo independente, especificamente associado à língua, ao ver de Chomsky, é a faculdade da linguagem que deve ser o objeto central do estudo de uma teoria lingüística.

GRAMÁTICA GERATIVA (GENERATIVA)

Chomsky é considerado o fundador da Gramática Gerativa, que no seu entender constituí a base para o desenvolvimento de uma gramática comum a todos. Seus estudos fundamentam-se para tese de que todos os seres humanos nascem detentores de um conjunto determinado de conhecimentos do idioma universal, constituindo estes a estrutura profunda da língua. Desse modo Chomsky opõe-se à teoria da psicologia behaviorista, a qual todos os conhecimentos tem de serem aprendidos. É a capacidade de gerar, criar frases e soluções para o desenvolvimento da linguagem.

Seu inicio acontece quando a criança nasce, é considerado uniforme em relação a toda espécie humana, ela é igual em todas as crianças , quer sejam elas surdas ou ouvintes, que falem português, inglês, de língua de sinais brasileira, todo ser humano é dotado da faculdade da linguagem, e toda criança parte do mesmo estado inicial em seu processo de aquisição de primeira língua. Esse estado inicial da faculdade da linguagem, que é parte da dotação genética da espécie humana, porem chamamos de gramática universal.

A medida que a criança vai se desenvolvendo e exposta ao mundo exterior, esse estado inicial da faculdade da linguagem vai se modificando, se a criança é ouvinte, nasce e cresce em um ambiente em que se fala português, a interação da informação genética que ela traz é de que vai resultar na aquisição da língua portuguesa e não de outra língua. Assim por outro lado se a criança for surda, filha de pais surdos, com língua de sinais, vai predominar a língua de sinais. A interação da linguagem sempre vai predominar a linguagem da genética.

Gramática Gerativa, pode ser comparada a um ser vivo: ao nascer esse ser traz em seus genes a capacidade de crescer, de se desenvolver, de amadurecer. Se esse ser vivo recebe nutrientes, ele cresce e se desenvolve, se ao contrário ele não se desenvolve, o mesmo acontece com a informação genética da faculdade da linguagem: em seu estado inicial que é a gramática universal, ela tem uma pré-disposição genética para crescer e se desenvolver e se tornar uma gramática estável. Ela precisa receber nutrientes para se desenvolver e ser exposta em um ambiente lingüístico. Para a Gramática Gerativa a noção de língua está fortemente associada ao estado inicial da faculdade da linguagem e aos resultados do desenvolvimento desse estado inicial pelo contacto com um determinado ambiente lingüístico. Vamos ressaltar os principais objetivos dessa teoria são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com