TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sobre Cidadania

Exames: Visão Sobre Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 3

ACADÊMICOS: EDUARDO, JOSIANE, ROSIANE, MABEL, SÂMORA

PROFESSOR (A) JOANA

TURMA: 5º PERÍODO SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES

1. Que visão sobre “cidadania” é transmitida pelos diálogos? O que parece significar, para os personagens, “ser um cidadão”?

R- No primeiro diálogo vimos que um dos indivíduos não sabe gozar do seu direito de cidadão, ou seja, ele não queria saber de escolher o seu candidato, para ele tanto faz, já imaginou se todos pensassem como ele, deixando de participar do seu direito de cidadão, nas decisões que são decididas pela sociedade.

No segundo diálogo, vimos que o motorista não estava dando importância com a lei do trânsito, achando o dono do mundo ele não estava agindo como um cidadão, porque para ser cidadão é respeitar o próximo paraser respeitado, cumprir regras e suas obrigações,prezar sua liberdade e gozar dos seus direitos.

2. Você já vivenciou diálogos semelhantes a esses? Em que contexto?

R- Sim, no contexto do diálogo 01, já presenciamos pessoas que simplesmente deixam de participar de decisões que são importantes na nossa cidadee até mesmo no nosso país, não entendem que uma decisão escolhida errada ou deixando de compartilhar seu voto não estão pensando em melhoria para sociedade, e o que escolhemos somos nós que pagamos as conseqüências. Mas infelizmente são muitos que não conhece seus direitos e nem sabem o que é ser um cidadão.

3. Qual a sua visão pessoal a respeito da cidadania apresentada nos diálogos?

R- No diálogo 01, na maioria das pessoas não se interessam e nem procura entender e muitos nem sabem dos direitos que temos e que o nosso mundo é uma política, decisões e atitudes erradas somos nós cidadãos que pagamos a conta se temos direitos e deveres, a nossa obrigação como cidadão é saber escolher e opinar, e muitos como vemos, troca seu voto e até mesmo vende e depois insiste em dizer que é cidadão.No diálogo 02, muitos agem de forma errada, acham que estão postando corrida, invade a pista do lado errado, não tem a visão que é muita responsabilidade, quando está conduzindo um veículo, furam sinal, ultrapassam em velocidade alta e até mesmo no trânsito existem preconceitos, não respeitam os pedestres, idosos e crianças, se todos respeitassem a lei do trânsito como ela exige, não existiriam tanto acidentes nas estradas.

Realizamos uma entrevista com seis pessoas de níveis de escolaridades diferentes, três de nível médio e três de nível superior. Podemos notar que todas elas têm a mesma concepção do que é cidadania. Deixando claro que cidadania é respeitar, participar, ter seus direitos respeitados e cumprir com seus deveres, é uma função que o ser humano exerce no meio da sociedade em que vive, lutando pelos seus direitos.

Referente ao que é ser um bom ou mau cidadão:

Os entrevistados disseram que o bom cidadão é aquele que é capaz de tomar atitudes éticas diante de situações cotidianas pautando-se em normas sociais, obedecendo às leis, buscando ajudar o próximo ou a sociedade sem pedir algo em troca. O bom cidadão tem consciência de que nunca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com