TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA. CONHECIMENTO

Projeto de pesquisa: CIENCIA. CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

1 CIÊNCIA:

a) definição

A ciência estuda os fatos para conhecê-los. É a sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionado sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.

2 CONHECIMENTO

a) definição

O conhecimento é uma adequação do sujeito com o objeto; o sujeito tem seus meios de conhecimento e o objeto revela-se a ele conforme tais meios.

b) tipos: teológico, filosófico, empírico/popular, científico

i) características:

- Teológico: valorativo (apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas); infalível e exato (as revelações da divindade são sempre certas e inquestionáveis); não verificável (suas evidências não são verificadas, estão sempre implícitas em uma atitude de fé perante um conhecimento revelado).

- Filosófico: valorativo (seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação); racional (consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados); infalível e exato (seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao teste da observação - experimentação); não verificável (os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados); sistemático (suas hipóteses e enunciados visam a uma representação

coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade).

Empírico/popular: conhecimento que se adquire na vida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de uma pessoa para outra, fazendo parte das antigas tradições. O conhecimento popular é valorativo por excelência [...]. É também reflexivo, mas estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na “organização” particular das experiências

próprias do sujeito cognoscente [...] . Geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal, portanto,empírico.

- Científico:

O conhecimento científico procura alcançar a verdade dos fatos (objetos), independentemente da escala de valores e das crenças dos cientistas; resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade. É real (factual, lida com ocorrências ou fatos); contingente (suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação e não apenas pela razão); sistemático (trata-se de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria)

e não conhecimentos dispersos e desconexos); verificável (as afirmações – hipóteses -que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência); falível (em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente); aproximadamente exato (para as ciências naturais); inexato, para as ciências sociais.

CRITÉRIOS PARA SE CLASSIFICAR O CONHECIMENTO COMO CIENTÍFICO (OGBURN E NIMKOFF)

I. confiabilidade de seu corpo de conhecimentos;

II. organização;

III. método.

DIMENSÕES DA CIÊNCIA:

I. Compreensiva (contextual ou de conteúdo);

II. Metodológica (operacional), abrangendo tanto aspectos lógicos quanto técnicos.

DIFERENÇAS ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO

O conhecimento popular não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma (ou o modo), o método e os instrumentos e técnicas de “conhecer” (pesquisa).

3 MÉTODOS DE ABORDAGEM

Positivista/cientificismo:

Método que dá ênfase às relações entre as variáveis que devem obviamente ser medidas destacando o apoio da estatística para atingir essa finalidade. Mas, talvez, seja a visão estática, fixa, topográfica da realidade seu traço mais peculiar.

Fenomenologia:

A Fenomenologia dá relevância às percepções dos sujeitos e, sobretudo, salienta o significado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com