TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento, conhecimento e ciência

Seminário: Conhecimento, conhecimento e ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Seminário  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

“Conhecimento, Saber e Ciência”

No curso sobre o Conhecimento, Saber e Ciência aprendemos à possibilidade de refletirmos sobre como organizamos os nossos conhecimentos adquiridos. Cientes de que o saber representa o recorte dado pela ciência no conhecimento. Busca-se ainda identificar quais são os parâmetros que limitam essa ciência e o que caracteriza a postura investigativa. O valor do método e da postura ética como princípios básicos a serem por nós observados quando nos envolvemos na produção de conhecimento.

A historia da curiosidade do homem, instigada pela busca de respostas e pelo desejo de dominar o universo define o conhecimento. É necessário para que o conhecimento possa ser gerado, a articulação de três elementos: o sujeito interessado, o alvo do interesse e a imagem do alvo do interesse.

O sujeito – aquele que pensa, que reflete, que sistematiza o que aprendeu sobre seres e fenômenos do universo.

O alvo do interesse – fenômeno da curiosidade do sujeito.

A imagem do alvo do interesse – a representação dada pelo sujeito ao ser/fenômeno e alvo de nossa fonte da produção de conhecimentos, a realidade também é seu alvo, já que ao longo dos tempos, esses conhecimentos retornam a ela para torná-la menos inóspita, mais adequada a nossas necessidades.

É em toda essa nossa inquietação, que se possibilita a produção de conhecimentos.

A ciência é o fruto da curiosidade, da busca de respostas, é o mundo real, ela tem como meta o estudo dos fenômenos, eventos que podem ser vistos, sentidos e tocados. Desta forma aguçamos nossa sensibilidade para observar. Portanto baseamos nos estudo dos fenômenos através da observação, utilizando os canais sensoriais para seleção de informações, filtrando-as da realidade para o ponto de partida, para um estudo científico. Como não podemos observar tudo ou muitas coisas ao mesmo tempo, temos de limitar, definir cuidadosamente aquilo que queremos estudar.

A ciência é motivada pela curiosidade da observação, o ponto de partida de um estudo, o meio para verificação e validação de novos conhecimentos.

As observações feitas no âmbito das atividades científicas devem ser criteriosamente descritas. A descrição exata de nossas observações possibilita que qualquer pesquisador possa repetir, de forma adequada, um experimento do qual a observação científica seja um dos procedimentos.

O conhecimento, como compreensão da realidade, é produzido no momento de nossa confrontação com a realidade. O conhecimento é efêmero. Sua validade cessa no momento em que novos conhecimentos destituem seu valor.

O saber corresponde ao conjunto de conhecimentos que são metodicamente transmitidos por meio de processos de ensino. Ao ser incorporados pelo sujeito, o saber manifesta-se nos grupos sociais por meio de habilidades, de atitudes e de valores.

Contudo, nem todo conhecimento se transforma em saber. São os interesses de determinadas classes sociais, em um momento histórico específico, que irão segmentar o conjunto de conhecimentos que deverá ser transformado em saber.

O conhecimento é individual. O saber é coletivo.

A posse do conhecimento é voluntária. A posse do saber depende de processos formais de ensino.

Os tipos distintos de conhecimento, por sua vez, agregam-se a nosso cotidiano, fazendo instrumentos de nossa compreensão e transformação da realidade na qual estamos inseridos.

Esses tipos de conhecimentos são: o teológico – gerado por respostas a questões aparentemente inexplicáveis; o filosófico – gerado pelo questionamento de nossa condição no universo; o empírico – tentativa de compreensão dos seres e dos fenômenos da realidade; e o científico – gerado pela nossa necessidade de conhecer, compreender a natureza e o universo.

Podemos dar varias interpretações à ciência, contudo não há como dissociarmos a ciência do contexto sociocultural em que ela se insere, já que a ciência interfere nas civilizações e estas, na ciência. A mais relevante meta da ciência é a compreensão – e, indiretamente, o domínio – da realidade.

O conhecimento científico é renovado incessantemente por dois fatores: educação e desenvolvimento.

As atividades científicas estão sujeitas às interferências dos outros movimentos incidentes na história da humanidade. O conhecimento aplicado em artefatos de riscos para o homem e para o meio ambiente. Ontem limitado às elites, hoje concentrado nas nações de primeiro mundo. A ciência conhecimento do universo para beneficio da humanidade.

Na postura científica temos o espírito científico, que se manifesta através da curiosidade, observação, discernimento, criatividade, precisão, prudência e competência.

Já na ciência temos a objetividade e a racionalidade, concentrando-se na evidência dos fatos para estabelecer verdades.

Podemos obter algumas respostas, referente a esta postura científica como: certeza – resultante da evidência como manifestação da realidade e determinante da adesão aos julgamentos sobre a realidade; verdade – descrição da realidade, conjunção entre o expresso e a manifestação da realidade, restrições não expressadas; e erros – juízos precipitados não correspondentes à realidade.

O método científico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com