TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Humano E A Ciencia

Pesquisas Acadêmicas: O Conhecimento Humano E A Ciencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.

A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio,informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa

Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar a movimentação do Patrimônio.

A Contabilidade e a Matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números, portanto não há o que se discutir que a Contabilidade e a Matemática são essências ao desenvolvimento profissional do contador. Essas disciplinas caminham juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social.

No texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” nos apresentam dados matemáticos importantes que auxiliam o contador nas suas atividades profissionais pois o texto nos apresenta dados quantitativos de crescimento dos empreendimentos em 2011, com destaque para os setores de comércio (80%) e de serviços (83%). Esses índices de crescimentos incentivam praticas inovadoras nas Médias e Pequenas Empresas aumentando assim 20% dos recursos destinados a esta área, aumentando assim seu fluxo de caixa. Esse crescimento da economia significa também mais trabalho ao contador provendo dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos.

Outro ponto que merece destaque no estudo do texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas Gaúchas” são os fatores externos e sua influência nas organizações; o texto nos remete informações importantes sobre esses fatores externos ao mencionar a redução de recursos financeiros, elevação de custos de financiamento e quantidade de mão de obra qualificada disponível. Diante desse impasse busca-se um maior entendimento dessas influências e como o gestor pode utilizar o planejamento para reduzir seus impactos negativos.

De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “planejamento pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo”.

O planejamento orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no mercado, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.

Assim sendo, para o planejamento é fundamental que seja realizada um estudo detalhado do ambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte para uma elaboração de uma análise ambiental levando-se em conta diversos fatores como sociais, culturais, político, legais, econômicas, tecnológicas e fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com