TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias E Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias E Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 22

OLÓGICO QUADRANGULAR

CONHECIMENTO TEOLÓGICO PARA MELHOR SERVIR.

VERA LÚCIA DAMASCENO DE ALBUQUERQUE SIMOURA

Introdução à Teologia

ITQ - INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CONHECIMENTO TEOLÓGICO PARA MELHOR SERVIR.

VERA LÚCIA DAMASCENO DE ALBUQUERQUE SIMOURA

Introdução à Teologia

Trabalho apresentado à disciplina de introdução à teologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia,

Instituto Teológico Quadrangular,

como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Profa. Eliane Hubner da Silva Rodrigues

Profa. Josilene do Nascimento

SGEC – SECRETARIA GERAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

2012

a\

A Metodologia da Pesquisa

1.1 Ciência e Conhecimento

Ciência é um termo latim, “scientia”, que significa conhecimento, saber. Tido como um ramo do conhecimento, a ciência é um campo de estudo ou observação que classifica fatos relativos a um determinado grupo de fenômenos das leis que os regem. Porém, se tratarmos a ciência em um campo mais amplo verá que ela não se limita a um conhecimento qualquer, mas sim, um conhecimento baseado num método científico, organizado, e metódico de pesquisa. Definimos por ciência então, uma gama de conhecimentos que podem ser comprovados como verdades.

E o que seria conhecimento? Definindo a partir de um dicionário, teremos o seguinte conceito: Estado ou condição de compreender, entendimento, domínio, competência, sabedoria. A partir disso concluímos que, nãos e pode dissertar ou escrever sobre algo que não se conhece de fato.

o conhecimento então é um acúmulo de informações, conhecimentos, sobre um determinado assunto, crença, história, povo, etc..

Desta forma, o conhecimento sempre terá duas realidades: De um lado o sujeito que busca conhecer, de outro o objeto, que de certa forma, está possuído pelo sujeito.

O conhecimento pode acontecer em diversos níveis, como por exemplo, ser considerado de um ponto de vista externa ou aparente, e por este ponto de vista inúmeras conclusões podem ser apresentadas partindo-se do bom senso ou da experiência cotidiana. Mas o homem também pode ser estudado de formas mais profundas, ou considerando as relações dos seus órgãos físicos e funções por meio de experimentos, ou investigando-o quanto a sua origem, liberdade e destino investigando relacionando o que Deus diz a respeito dele por meio dos seus profetas de Jesus Cristo.

Partindo desse principio de o homem ou qualquer outro objeto pode ser estudado de diversas formas diferentes, divididos o conhecimento em sete níveis diferentes, que nos permitem uma análise mais ampla de cada face do objeto, partindo de um ponto de vista mais específico, são esses: O Conhecimento Empírico, Conhecimento Popular, Conhecimento Científico, Conhecimento Filosófico, Conhecimento religioso, Conhecimento Artístico e Conhecimento Técnico. Vejamos.

1.1.1 Conhecimento Popular ou Empírico

São as opiniões das pessoas, o que acham o que pensam. Suas experiências e vivências, os que geralmente não podem ser comprovados. Sãos as aquisições em que em geral não estão ligados a estudos, pesquisas ou aplicações metodológicas, mas principalmente aquelas que são transmitidas de geração a geração. Nesse tipo de conhecimento não há a preocupação de relações significativas entre os fatos, e nem interpretação dos mesmos.

1.1.2 Conhecimento Científico

É o conhecimento que resulta de uma investigação metódica e sistemática dos fatos. O Conhecimento científico se propõe a demonstrar com clareza e precisão nas questões de predomínio, igualdade ou subordinação com outros fenômenos, o que resulta na conclusão de leis gerais válidas universalmente para todos os casos similares ou de mesma natureza. Tal conhecimento ainda era caracterizado como: certo, geral e, metódico e sistemático. Certo, pois explicava os motivos de sua certeza, ao contrário do Conhecimento Popular, Geral, pois conhecia o que era universal e válido para todos os casos da mesma espécie. Metódico e sistemático, pois buscava encontrar e reproduzir as relações entre os seres. Além desses três aspectos a ciência chamava para si a objetividade, o desinteresse e o espírito crítico, e só aceitava o que era provado por meio da demonstração e experiência. Hoje entende se ciência como “uma busca constante de explicações e de seus limites”, essa busca constante baseia-se em métodos e faz da ciência um processo de construção.

1.1.3 Conhecimento Filosófico

Este tipo de conhecimento está embasado no idealismo e materialismo, originados, respectivamente no pensamento de Platão e Aristóteles. A racionalidade é o método utilizado na construção deste tipo de conhecimento, predominando o processo dedutivo que precede a experiência, não se requer comprovação experimental, mas coerência lógica. O conhecimento filosófico é diferente do conhecimento científico por causa do objeto de investigação e do método. Em contrapartida, o objeto da filosofia são os dados mediatos e não perceptíveis pelos sentidos, por isso ultrapassam a experiência, A filosofia busca sentido, justificação, interpretação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com