TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO PRINICIPAIS ACIDENTES EM SETOR DE AEROGERADORES

Por:   •  17/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  2.633 Visualizações

OS PRINCIPAIS ACIDENTES NO BRASIL NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERAODRES.

Danieli Buss

A energia eólica é uma energia limpa e renovável, a qual não produz gases de efeito estufa. É um setor novo no Brasil que vem expandindo e crescendo com ritmo acelerado. Para que esse tipo de energia seja produzido é necessário aerogeradores, os quais convertem energia mecânica em energia elétrica utilizando a energia cinética(natural) do vento.

Apesar dos grandes benefícios para a natureza e vida humana existente, a produção e instalação dos aerogeradores em parques eólicos geram alguns riscos perigosos e/ou acidentes, que podem vir a ocasionar danos materiais, danos à saúde e integridade do ser humano.

Um dos principais riscos de acidentes envolvendo trabalho nos parques eólicos está relacionado ao trabalho em altura, tratado pela NR-10 como risco adicional. Uma medida de controle ao risco de queda em altura é a instalação de dispositivo de segurança, como a linha de vida de acordo a NR-35 e norma ensaios de dispositivos de ancoragem ABNT NBR 16325-1 e ABNT NBR 16325-2. Outro risco que tem bastante ênfase nesse setor é o ruído, que pode ser combatido com o uso de EPI’s como protetores auriculares tipo concha, que possuem uma atenuação maior de decibéis.

Além disso, também é possível identificar riscos elétricos, trabalho em espaço confinado, posturas inadequadas(ergonomia). Nesses casos o combate pode ser feito através da prevenção, treinamentos e manutenções periódicas.

Por fim, através da prevenção adequada será possível garantir um espaço seguro para os trabalhadores, visando na saúde e bem estar dos mesmos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com