TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO CAUSADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO AEROGERADORES

Por:   •  31/1/2022  •  Resenha  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL -  SENAI

Aluna: Jessica Gonçalves dos Santos Silva

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho – Aparecida de Goiânia - GO

Unidade Curricular : Comunicação e Informação

Atividade SAP 1 - Interpretação do memorando

De acordo com o memorando, a unidade Vento Forte dos Estados Unidos da América está com problemas de ruídos nos parques eólicos da unidade e isso vem afetando os moradores das regiões, causando várias reclamações de incômodos com barulhos que podem ser prejudiciais a saúde. Diante disso, com base nesse problema a equipe de Segurança do Trabalho da unidade do Brasil, irá buscar alternativas e prevenções, para que o mesmo não ocorra nos parques eólicos da unidade.


SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL -  SENAI

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO


JESSICA GONÇALVES DOS SANTOS SILVA

PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO CAUSADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO AEROGERADORES





APARECIDA DE GOIÂNIA
NOVEMBRO 2021




SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.............................................................................................

4

2

DESENVOLVIMENTO................................................................................

5

2.1

Acidente do Trabalho.....................................................................................

5

2.2

Aerogeradoes..................................................................................................

6

2.3

Acidentes de Trabalho em Usinas Eólicas.....................................................

6

3

CONCLUSÕES..............................................................................................

9

4

BIBLIOGRAFIA............................................................................................

10


  1. Introdução

A energia eólica possui como sua característica uma fonte renovável e não poluente ao meio ambiente, sendo uma fonte de energia que para sua produção é necessário aerogeradores, para assim converterem de energia mecânica para energia elétrica.

Os parques eólicos são infraestruturas capazes de gerar energia do vento que sopra em determinados locais, é no parque eólico que são instalados os aerogeradores, turbinas capazes de converter a energia cinética dos ventos em energia elétrica, enquanto as pás são empurradas pelo vento, depois disso a energia é convertida em eletricidade apta para o consumo.

No Brasil é produzido cerca de 9,5 GW de energia eólica por ano, isso representa em media 8,6% de toda energia produzido no país. São 520 parques eólicos instalados no Brasil, que produzem cerca de 56 mil GWh de energia elétrica. A maior região que gera essa energia é o Nordeste, isso sendo Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores produtores dessa energia (Balanço Energético Nacional 2020).

O Brasil, ainda massivamente é representado no cenário mundial da matriz energética pela fonte hidráulica, possui uma capacidade total de geração de energia eólica acumulada que pode chegar a aproximadamente 12,8 GW, conforme gráfico abaixo. [pic 1]

Contudo ainda que seja considerada uma energia limpa e boa para o meio ambiente, não significa o mesmo para quem trabalha com este tipo de indústria. Os trabalhadores estão constantemente expostos a perigos e desafios que podem ser fatais, por todas as fases de um projeto eólico. A formação e o treinamento desses trabalhadores são de suma importância para garantir a segurança no ambiente de trabalho, para que haja competências, instruções e segurança, além de dar mais confiança nos sistemas de tecnológicos de segurança que visam minimizar falhas, defeitos e reduzir o numero de reparos e manutenções nas turbinas.

  1. Desenvolvimento

  1. Acidente do Trabalho

Acidente do trabalho é definido como, aquele que ocorre no local e no tempo de trabalho, que pode produzir lesão corporal, redução na capacidade de trabalhar ou até a mote. O que configura como acidente de trabalho é a Lei 8213/91, que diz “acidente de trabalho é o que ocorre com o empregado em decorrência de exercício das atividades profissionais realizada para o empregador”. Sendo assim independente do ramo das empresas, todos os colaboradores possuem chances de sofrerem algum tipo de acidente de trabalho, contudo são amparados com a  Lei que deve ser cumprida.

As estatísticas referentes a segurança do trabalho no brasil, são monitoradas pelo Ministério da Previdência Social, obtidas pelas CAT geradas nas empresas. Essas estatísticas infelizmente não são totalmente reais,  pois no Brasil existente muitos trabalhadores que não possuem contrato na CTPS (Carteira de trabalho) , assim como os trabalhadores informais (domésticos, autônomos e avulsos).

No Brasil uma das formas de colaborar para que os acidentes de trabalham possam ser menores, foram criadas as NR’s (Normas regulamentadoras) para das um formato final das Leis de Segurança do Trabalho, elas possuem força de Lei, pois foram criadas pela lei Nº 6514/77 (Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e medicina do trabalho e dá outras providências).

O segmento de energia é uma das quais utilizam diversas NR’s, pois podem causar vários riscos para funcionários. Nesse contexto descreverei sobre os acidentes de trabalho no Setor de Produção de Aerogeradores.

  1. Aerogeradores

Os aerogeradores, também conhecido como turbinas eólicas ou Sistema de Geração Eólica, é um gerador elétrico que tem a capacidade de converter a energia cinética do vento em energia elétrica. Sendo um dos principais métodos sustentáveis de produção de energia renovável e não poluente.

A energia eólica é uma das fontes mais alternativas que existe e vem se expandindo cada vez mais na produção de eletricidade no Brasil, os aerogeradores são turbinas eólicas integradas ao um eixo de um cata-vento que converte a energia eólica para energia elétrica tem como principal característica de preservação do meio ambiente, sendo assim não é poluente e é um tipo de energia renovável e limpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com