TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO CAUSADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL

Por:   •  4/6/2022  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO SA1

OS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO CAUSADOS NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL

DAMIÃO SANTOS PEREIRA

BRUSQUE, 29 DE MAIO DE 2022.

PRODUÇÃO DE OS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO CAUSADOS NO SETOR DE AEROGERADORES NO BRASIL

Como fonte alternativa a energia eólica vem cada vez mais expandindo na produção de eletricidade no país e tem como característica preservar o meio ambiente, não polui, é renovável e limpa, além de não produzir gases de efeito estufa (Instituto Santa Catarina, 2017).

Conforme narra Teixeira e Costa os efeitos na saúde com a exposição de longo prazo, ao ruído de baixa frequência são desconhecidos, porém, alguns afirmam que o ruído de turbinas eólicas pode provocar sintomas, como: Dores de cabeça, tonturas, instabilidade, náusea, cansaço, ansiedade, problema de irritabilidade, depressão, insônia crónica, zumbido, problemas de concentração e aprendizagem dentre outros (Teixeira e Costa, 2014).

Considerado um mercado em expansão, entretanto ele exige os mesmos cuidados que outras empresas no quesito Segurança do Trabalho. A produção de energia deve seguir as orientações da NR 10 - Norma Regulamentadora nº 10, artigo 19 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, NR 35, dispositivos de ancoragem ABNT NBR 16325-1 e ABNT NBR 16325-2.

A criação de Parques Eólicos envolve muitas situações nas quais o indivíduo pode sofrer algum tipo de acidente, por isso é preciso cuidado e atenção às normas de segurança em qualquer uma das situações, quedas, lesões, riscos elétricos, posturas inadequadas, espaços confinados, condições meteorológicas diversas, instalação em áreas de risco. (https://www.portal-energia.com/category/eolica/acidentesaerogeradores/)

É preciso cuidado e atenção às normas de segurança em qualquer uma dessas situações supraditas, no entanto, no tocante aos dados estatísticos, é impossível interpretar todos os dados em apenas uma página, pois os mesmos foram atualizados até 2020 conforme o site da previdência e seguridade social (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/dados-de-acidentes-do-trabalho).

Cabe ressaltar que, no ano de 2009 foram registrados 790 acidentes, como neste ano a porcentagem de energia eólica na matriz nacional foi de 0,2% estima-se que tenham ocorrido 2 acidentes neste segmento, o trabalho em altura causa em média 600 mortes por ano no Brasil, quando não tão grave, causando sequelas irreversíveis.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com