TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CITAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Trabalho Universitário: CITAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 7

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra.

As empresas estão fundamentadas nos seguintes aspectos da segmentação de mercado:

Segmentação geográfica: Os profissionais de marketing dividem o mercado total em grupos, de acordo com a localização, densidade populacional ou clima.

A proposta em estudo pretende se localizar na cidade de Mogi Mirim.

Segmentação demográfica: O mercado é dividido com base em características da população, ou seja, de acordo com variáveis como sexo, idade, raça, nível renda, ocupação e nível de instrução.

A proposta em estudo pretende oferecer serviços para todo tipo de público, (homens, mulheres, crianças e adolescentes).

“Segmentação psicográfica: Essa segmentação envolve a medição de estilo de vida dos consumidores, incluindo suas atividades, interesses e opiniões”.

A proposta em estudo pretende oferecer serviços para todo tipo de público que procuram estética, saúde e descanso.

Segmentação Comportamental: Os profissionais de marketing podem segmentar o mercado através dos diversos comportamentos de compra, ou seja: como prudente, impulsivo, pessimista, tradicional e confiante.

A proposta em estudo pretende oferecer serviços de boa qualidade, bom atendimento, condição de pagamento diferenciada, com comodidade, conforto, praticidade e segurança.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO NEGÓCIO

Para Gardem (2012) o Serviço Personalizado de Atendimento (SPA) que atende um cliente de forma global e conjunta, que vai trabalhando os aspectos físicos, emocionais, nutricionais e estéticos objetivando, deste modo, a reestruturação, o reequilíbrio e a reeducação alimentar. O SPA dispõe de programas variados voltados para o emagrecimento, depressão e stress de pessoas que tem uma vida agitada ou que realmente buscam mudanças. O hóspede geralmente passa por uma entrevista inicial gratuita, com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por homeopata, nutricionista, personal training, esteticista e outros profissionais que irão elaborar um programa personalizado visando atender suas necessidades.

De acordo com Liguori (2005) o SPA se trata de um novo segmento de mercado, no qual atendem ao publico que busca a recompor a harmonia de tríade corpo-mente-espírito, através da prática de atividade em contato com o meio ambiente e de tratamento como banhos, massagens e dietas naturais.

Para Conceição (2008) há muitos séculos os romanos sabiam do grande poder da água e desfrutavam dos benefícios trazidos por ela, que são até hoje utilizados para cuidar de quem sofre de stress e outros males.

Mill (2003) afirma que, a primeira amostra de um SPA surgiu na Bélgica, num vilarejo chamado Spau, que era destinado aos tratamentos de saúde. Pessoas de ambos os sexos costumavam frequentar o ambiente, e a maioria das pessoas iam para relaxar, melhorar seus hábitos alimentares e diminuir o stress tratando corpo alma e mente. O mesmo costume é levado adiante, pessoas querem estar bem com si próprias e acaba indo atrás deste recurso para se sentirem satisfeitas e assim conseguir ser feliz consigo mesma.

Para Albanesi (2009) a indústria nacional de SPA é bastante recente quando comparada aos mercados internacionais. Mesmo que os primeiros SPAS no Brasil terem surgido no início da década de 1980, somente nos últimos 10 anos que este mercado iniciou seu mais rápido desenvolvimento e aumento da demanda, decorrente principalmente das modificações culturais trazidas pelo avanço da medicinapreventiva e necessidades geradas pelo acelerado ritmo da vida moderna. Com tal progresso, surgiram diferentes formatos e especialidades de SPA para atender a demanda cultural de seus diversos tipos de clientes com seus diversos problemas, mas com o mesmo intuito, cuidar da saúde que o tempo acelerado, modificações na indústria trouxe para a vida das pessoas, aproximando-a mais dos mercados internacionais mais desenvolvidos.

Sendo assim para Albanesi (2009) os primeiros SPAS que surgiram no mercado brasileiro foram os chamados Spas Destino, que significa estabelecimentos com estrutura de hospedagem e alimentação que apresentam foco integral na promoção do bem-estar e qualidade de vida de quem procura este tipo de serviço. Devido à maior infraestrutura física destes SPAS e a sua proposta conceitual, eles não costumam se localizam dentro de grandes cidades, mas sim em regiões próximas, forçando as pessoas realizem pequena viagem de descolamento até os mesmos. O crescimento do número dos SPAS Destino pelo Brasil ainda é acentuado, mas bem menor do que outros tipos de SPAS que surgiram em função da demanda cultural por serviços nas mais variadas localizações, como em shoppings ou em hotéis.

Para Albanesi (2009,s.p) Associação Brasileira de Clínicas e Spas os classificam da seguinte forma:

[...] SPA Resort/Hotel: Estabelecimento independente localizado dentro de estrutura fixa de Resorts ou Hotéis, que apresenta serviços de bem-estar e qualidade de vida, lazer e entretenimento.

Day SPA: Estabelecimento sem estrutura de hospedagem localizado em áreas urbanas,ou seja, em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residenciais.

SPA Passeio:Estabelecimento localizado dentro de estruturas voltadas para entretenimento ou transporte. Inclui estruturas fixas de entretenimento ou veículos de passeio como clubes de campo, golf, e praia, clubes de entretenimento, navios, aviões, trens. [...]

Os três tipos de SPAS mencionados são os que têm maior procura por serviços e atividades relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida. O autor firma que as tais classificações demonstram a variedade de localizações e amplitude do alcance dos serviços proporcionados por uma infraestrutura de SPA (ALBANESI, 2009).

2.1 RAMO DE ATIVIDADE E SETOR ECONÔMICO

Segundo Serviço Brasileiro de Apoio a Empresa (SEBRAE) (2003,s.p) as empresas são divididas em três setores, sendo:

[...] Empresas industriais são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.

Empresas comerciais são aquelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com