TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA POLÍTICA SOCRATES

Tese: CIÊNCIA POLÍTICA SOCRATES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  4.818 Palavras (20 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 20

PESQUISA – CIÊNCIAS POLÍTICAS

SOCRATES

Sobre política, diz-se que Sócrates acreditava que as idéias pertenciam a um

mundo que somente os sábios conseguiam entender, fazendo com que o filósofo se

tornasse o perfeito governante para um Estado. Se opunha à democracia aristocrática

que era praticada em Atenas durante sua época,essa mesma ídéia surge nas Leis,em

Platão e Sócrates não deixou nenhum escrito,nem ao menos sobre política.Tudo que

sabemos sobre seus pensamento está na obra de Platão, seu discípulo

Porém, o filósofo acreditava que ninguém tinha as respostas definitivas para essas

perguntas. Desse modo, perambulava por Atenas, fazendo as questões que considerava

básicas sobre moralidade e política. As pessoas se reuniam a sua volta e Sócrates

lançava uma questão.

A cada resposta, fazia novas perguntas, levando a pessoa a aprimorar sua resposta

inicial ou descartá-la. Desse modo, basicamente ele estimulava a discussão e se definia

como um "parteiro de ideias". Vale lembrar que a crença em ideias abstratas, como

bondade, beleza, justiça, etc., seria desenvolvida posteriormente por seu discípulo

Platão.

De qualquer modo, a postura de Sócrates exerceu uma influência subversiva sobre

os atenienses, pois ele os ensinava a questionar tudo e, além disso, muitas vezes

expunha a ignorância de indivíduos com poder e autoridade.

PLATÃO

A análise da sociologia de Platão facilita a apresentação de seu programa político.

Suas exigências fundamentais podem expressar-se por qualquer destas duas fórmulas: a

primeira, correspondente à sua teoria idealista da mudança; a segunda, a seu

naturalismo. A fórmula idealista é: Detenha-se toda mudança política! A mudança é

maléfica; o repouso, divino. Toda mudança pode ser detida se se fizer do Estado cópia

exata de seu original, isto é, a Forma ou Ideia da cidade. E se se perguntasse como seria

isso praticável, poder-se-ia responder com a fórmula naturalista: Volte-se à natureza!

Voltemos ao estado original de nossos antepassados, o estado primitivo fundado de

acordo com a natureza humana e, portanto, estável; voltemos ao patriarcado tribal do

tempo anterior à Queda, ao natural governo de classe dos poucos sábios sobre os muitos

ignorantes.

Creio que praticamente todos os elementos do programa político de Platão podem

derivar-se dessas exigências. Estas, por sua vez, baseiam-se em seu historicismo e têm

de ser combinadas com suas doutrinas sociológicas relativas às condições para a

estabilidade do regime de classe. Os principais elementos que tenho em mente são:

A) A estrita divisão de classes, isto é, a classe governante, consistente de pastores

e cães de vigia, deve ser estritamente separada do gado humano.

B) A identificação do destino do Estado com o da classe dirigente; exclusivo

interesse por esta classe e por sua unidade; e, subordinadas a essa unidade, regras

rígidas para criar e educar essa classe, com estrita supervisão e coletivização dos

interesses de seus membros.

Destes elementos principais outros podem ser derivados, como, por exemplo, os

seguintes:

C) A classe governante tem o monopólio de coisas tais como as virtudes e o

adestramento militares, e o direito de portar armas e de receber educação de qualquer

espécie; mas é excluída de qualquer participação nas atividades econômicas,

especialmente a de ganhar dinheiro.

ARISTOTELES

O pensamento: a gnosiologia

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma

do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério.

Entretanto, as formas são imanentes na experiência, nos indivíduos, de que constituem a

essência. A filosofia aristotélica é, portanto, conceptual como a de Platão mas parte da

experiência; é dedutiva, mas o ponto de partida da dedução é tirado - mediante o

intelecto da experiência. A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em

teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional. A

teorética, por sua vez, divide-se em física, matemática e filosofia primeira (metafísica e

teologia); a filosofia prática divide-se em ética e política; a poética em estética e técnica.

Filosofia de Aristóteles

Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos,

mas abandonando a solução do mestre, Aristóteles constrói um sistema inteiramente

original. Os caracteres desta grande síntese são:

1. Observação fiel da natureza: Platão, idealista, rejeitara a experiência

como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com