TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMER BEM PARA VIVER MELHOR

Exames: COMER BEM PARA VIVER MELHOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA

FANEC

COMER BEM PARA VIVER MELHOR

OZINEIDE FERREIRA DE SOUZA

PROF.ª MARIA AMÉLIA DE OLIVEIRA GODEIRO

Orientadora

NATAL

2013

COMER BEM PARA VIVER MELHOR

Introdução

A alimentação é à base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. Já diziam nossos avós: “Saco vazio não para em pé”. Além de garantir o sustento, a alimentação deve promover saúde e para isso, deve ser variada e rica em nutrientes permitindo assim, o equilíbrio no organismo.

Para alcançarmos uma alimentação saudável, podemos utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população. Tal atitude é chamada de “aproveitamento integral dos alimentos”.

Atualmente no país em que vivemos, milhões de pessoas vivem na situação de “saco vazio” enquanto nosso saco de lixo permanece se enchendo,isso porque desperdiçamos boa parte dos alimentos que poderiam ser aproveitadas para o preparo de muitas outras refeições. Este é um hábito tradicional da população brasileira, que normalmente, não utiliza partes não convencionais dos alimentos (assim, preconceituosamente classificadas, afinal de contas são inerentes ao alimento), que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, além de reduzir o lixo e o problema da fome no Brasil. A solução para este sério problema pode partir da modificação de atitudes e costumes que cultivamos em nosso lar.

Ao desperdiçarmos toneladas de alimentos diariamente contribuímos para a degradação econômica e social do nosso país, prejudicando a saúde de milhões de pessoas, cidadãos que sofrem com a irracionalidade do desperdício. Esta realidade é facilmente verificada em números exacerbados de nossos indicadores sociais, que revelam inúmeras causas para a insegurança alimentar e suas consequências para o agravamento da situação da saúde pública, da exclusão social e do lento desenvolvimento do país.

Ações de educação alimentar que elevam a qualidade de vida da comunidade como um todo, independente da sua condição e posição social, é um fator de grande preocupação da nossa empresa, como ainda a questão da sustentabilidade do planeta, fazendo com que além de uma saudável e barata alimentação, ajudamos também na preservação do meio ambiente, com técnicas relativas ao pleno aproveitamento dos alimentos.

Cascas e talos de frutas ajudam fomentar a economia familiar e ainda deixam a alimentação mais saudável. Como preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade, quantidade e rico em nutrientes essenciais à saúde humana. Tudo isso, utilizando o que normalmente é dispensado como talos, cascas, folhas e sementes, com respeito às diversidades regionais.

Objetivo geral

Trabalhar junto à população escolar, conceitos de educação alimentar, saúde, qualidade de vida e participar do processo de reaproveitamento integral dos alimentos.

Objetivo específico

Sugerir mudanças nas preparações alimentares servidas nas escolas, promovendo maior valor nutritivo e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e obesidade. Sensibilizar a comunidade do entorno para questões ligadas ao desperdício, dando subsídio para que esse seja capaz de modificar seus hábitos, introduzindo o conceito do aproveitamento integral dos alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com