TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMERCIO INTERNACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: COMERCIO INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  9.051 Palavras (37 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 37

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, apresentar os planos estratégicos da empresa MF Móveis Ltda., dentro do mercado exportador.

Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais, apostarem em uma mudança, ou em um novo mercado, e essa atitude de recuo, acaba fazendo com que as organizações brasileiras percam grandes oportunidades de crescimento, principalmente no mercado externo.

É necessário que as pequenas e médias organizações criem coragem para buscarem novos mercados, mudem seu plano estratégico de venda e conquistem seu espaço no exterior.

As empresas brasileiras devem acreditar que possuem um potencial suficiente para buscarem novos desafios e encararem o mercado internacional.

Informações Básicas da MF Móveis Ltda.

Estamos no meio de um mercado de negócios, aonde a concorrência chega a ser de produto para produto, ao invés de empresa para empresa. As organizações estão buscando adaptar-se ao mercado internacional, por motivos de sobrevivência empresarial. O comércio exterior nunca foi tão discutido e disputado, como nos dias atuais.

Foi pensando dessa forma, que a empresa MF Móveis Ltda., resolveu ampliar sua massa de mercado, deixando de lado, um pouco das estratégias internas para buscar estratégias externas, no intuito de conquistar um maior espaço no campo das vendas, buscar novos clientes, novas experiências, e claro, uma maior lucratividade.

Buscando encontrar as características necessárias para entrar no mercado exportador, após fazer toda analise de mercado, estamos empenhados em conquistar clientes potenciais. Através de participação de feiras internacionais, enviamos alguns catálogos de produtos, agendamos visitas para encontrarmos clientes potenciais.

Além disso, buscamos as informações junto às instituições e órgãos exportadores e percebemos que tínhamos capacidade suficiente para realizar todo processo exportador, dentro da nossa empresa.

Apresentação da empresa

A MF Móveis Ltda., é uma empresa que está atuando no ramo moveleiro.

Durante todo esse tempo, nossa empresa vem terceirizando, partes de móveis para outras empresas e suprindo algumas necessidades de lucro, com vendas internas.

Nossos móveis são todos elaborados a base de madeira de Pinus e para que supra as necessidades de mercado, é pintado e muitas vezes entalhado.

Para que nossos móveis tenham características decorativas, utilizamos vernizes, e cores fortes como chocolate, pinhão, mogno e marfim.

Somos especialistas em móveis para escritório, mesas, cadeiras e armários para cozinha e também em móveis para quartos.

A principio toda matéria prima utilizada na confecção de nossos móveis, eram brasileiras. A partir do momento que começamos a terceirizar partes de móveis, passamos a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras, totalmente diferentes do Brasil.

Começamos a valorizar cores rústicas, modelos antigos, móveis que poderíamos chamar de "da época de nossos avós".

E tendo esta nova concepção em nossa empresa, que notamos nossa capacidade de produção, para um mercado mais competitivo e favorável.

A Empresa - Dados Institucionais

A empresa possui como Razão Social o título de "MF Móveis Ltda.", sendo o mesmo utilizado para o nome fantasia.

Foi fundada em 22 de outubro de 1993 com intuito de satisfazer algumas necessidades do momento, como falta de capital para montar uma empresa maior e a falta de empregabilidade na região.

Desde esta data a empresa mantém-se instalada na Rua Laura Cavalcante Carvalho, 675, Bairro Colonial na cidade de Teodoro Sampaio, estado de São Paulo - Brasil.

A empresa tem a missão de "colaborar socialmente, garantir o bem estar de seus funcionários, e o crescer mutuamente em pró a otimização dos lucros".

Tem como finalidade principal (atual) "ser uma empresa bem sucedida, abraçando uma fatia significante no mercado internacional e tornando-se uma empresa de nome reconhecido internacionalmente".

Atualmente a empresa dispõe de 23.000 m2, sendo que 9.980 m2 estão sendo utilizados.

A empresa efetua suas atividades em três turnos e divide suas tarefas com 800 funcionários, l2 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista e 1 psicóloga/assistente social.

E tem como base para os próximos anos, a ampliação de sua área de trabalho, o aumento de sua produtividade e a extensão de suas vendas externas.

O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes.

Ramo de Atividade

O ramo de atividade escolhido e usufruído pela nossa empresa é o ramo moveleiro.

Ramo este que abre janelas para novas experiências do mercado internacional.

O Ramo moveleiro atinge a Indústria e o Comércio, dentro de uma mesma atividade, ou seja, nós produzimos a mercadoria e nós mesmos a comercializamos.

Sabemos que esta atividade vem crescendo desde o século IX, com a criação de decorações romanas e egípcias, porém, é uma atividade que sofre consequências do tempo e mudanças constantes.

Internacionalmente o ramo moveleiro atinge 70% dos consumidores, e geralmente, a forma e decoração varia de país para país.

Desde a criação da MF Móveis, o ramo moveleiro cresceu e se modificou muito, mas graças à tecnologia e a informação obtida pela nossa empresa, conseguimos acompanhar todos os avanços de mercado nacional, o que nos possibilitou um bom desempenho junto ao mercado internacional.

O Ramo moveleiro é hoje, um dos ramos que mais cresce produtivamente e ganhou seu espaço graças à união da indústria e do comércio, em um único ponto de partida.

Segundo Ferreira et al (2008) a indústria moveleira pode ser segmentada por meio de diferentes critérios, tais como o tipo de material predominante no processo industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com