TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPANHIA ULTRAGAZ S/A

Por:   •  10/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 11

COMPANHIA ULTRAGAZ S A

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

São Paulo

2016

COMPANHIA ULTRAGAZ S/A

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Tecnologia em Logística EAD, na disciplina de Projeto Integrador, sob a orientação do Prof. Fabio Calsolari, como requisito principal de avaliação para o Projeto Companhia Ultragaz S/A.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

Sumário

1- INTRODUÇÃO: 4

1-1- Introdução Conceitual 4

1-2- Problema de pesquisa 4

1-3- Objetivo Geral e específico do trabalho 4

2 - DESENVOLVIMENTO 4

2-1- História da Companhia 4

2-2- Universo de Produtos 6

2-3- Linha de Produção do GLP e Distribuição 8

2-4- Gestão de Qualidade 11

2-5- Problema de Pesquisa: Manuseio de Botijões 18

2-6- Ergonomia 20

2-7- Situação Financeira 23

3 - CONCLUSÃO 23

4 - EQUIPE E DESCRIÇÃO DAS TAREFAS 25

5 - FONTE DE PESQUISA 25

COMPANHIA ULTRAGAZ S A

1 – INTRODUÇÃO

Introdução conceitual

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Projeto Integrador, com a finalidade de apresentar uma empresa industrial, bem como seu processo de produção, armazenagem e distribuição de seu produto.

Problema de pesquisa

O problema de pesquisa que será apresenta neste trabalho será a forma irregular de manuseio dos botijões que por anos foi muito utilizada, onde também apresentaremos o plano de ação para solução do caso.

Objetivo geral e específico do trabalho.

Descrever os processos operacionais da empresa escolhida, identificar e analisar os problemas possíveis e apresentar solução para tais. Este projeto também tem como objetivo desenvolver e aprimorar nosso conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

História da companhia

A Ultragaz faz parte da história do país. Fundada em 1937 pelo imigrante austríaco Ernesto Igel, a Companhia Ultragaz foi responsável por mudar os hábitos dos brasileiros ao lançar o gás engarrafado no país, e por ser a primeira empresa a comercializar o GLP a granel no mercado nacional.

Popularmente conhecido como gás de cozinha, o gás liquefeito de petróleo está disponível para mais de 90% da população do Brasil. E no segmento empresarial o GLP tem conquistado um espaço cada vez maior. Neste cenário, a Companhia Ultragaz atende mais de 11 milhões de domicílios, 50 mil clientes empresariais, que juntos consomem aproximadamente 1,7 milhão de toneladas por ano de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o que significa fornecer cerca de 23% de todo o gás consumido no País.

A Ultragaz faz parte do Grupo Ultra (Ultrapar Participações S/A), um dos mais sólidos econômicos do país. Outras empresas do grupo são a Oxiteno, única fabricante no MERCOSUL que produz óxido de eteno e seus principais derivados, produto de extrema importância para todo o setor industrial; Ultracargo, uma das líderes em armazenagem de granéis especiais sólidos e líquidos; Ipiranga, responsável pela distribuição de combustíveis líquidos; e Extrafarma, que atua no varejo farmacêutico.

Líder de mercado no segmento de fornecimento de GLP, a marca Ultragaz está presente em todo o território nacional, sendo que na Bahia a empresa atende por Brasilgás.

Brasilgás

Presente no Nordeste desde a década de 50, a BRASILGÁS também faz parte da família Ultragaz. Em 1979, a companhia comprou os direitos de utilização da marca nos estados da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas. Mas somente na Bahia que o nome BRASILGÁS foi mantido – e representa uma das mais importantes empresas da região. Nos outros Estados, a companhia optou por atuar com a marca Ultragaz.

Mercado de GLP

O mercado de GLP é composto por diversas distribuidoras, sendo que as quatro maiores somam 85% de participação de mercado em 2015. As principais concorrentes da Ultragaz são: SHV Gás, decorrente da fusão da Minasgás e da Supergasbrás; a Liquigás, controlada pela Petrobras; e a Nacional Gás Butano. Nos últimos anos, a Ultragaz ampliou sua participação de mercado através da expansão geográfica, do sistema de distribuição a granel de pequeno porte e da aquisição das operações de GLP da Shell no Brasil (Shell Gás) e da Repsol Gás Brasil. No mercado envasado, as distribuidoras de GLP concorrem principalmente pelo reconhecimento de sua marca, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com