TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Artigos Científicos: COMPETÊNCIAS BÁSICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

Competências Básicas

Os módulos de Competências Básicas realizados nos possibilitou uma compreensão de como nosso governo atua na área da educação, por meio das políticas públicas educacionais, onde busca consolidar a democracia, principalmente no que se refere à universalização e à uma educação de melhor qualidade.

Apesar dos muitos desafios que ainda existentes, podemos destacar alguns avanços, como:

-O Plano de Desenvolvimento da Educação, em enfrentamento às desigualdades educacionais, implementando assim, uma visão sistêmica do processo educativo, tentando envolver a sociedade na construção de uma escola de qualidade, planejando ações e propondo metas.

-Mudança no Ensino Fundamental, passando a ser de nove anos, objetivando um maior tempo escolar, garantindo maior aprendizagem, com melhor qualidade.

-Contemplação no currículo de temas como desenvolvimento humano, cultura local, gênero, raça, etc, que devem adequar-se às diversas realidades.

-Obrigatoriedade e gratuidade da Educação Básica para todos com idade de 4 a 17 anos, de acordo com a Emenda Constitucional 59.

-Criação em 2012, do Programa Nacional de Educação no Campo,(Procampo), visando a melhoria da infraestrutura escolar, material pedag. e formação de professores.

-Portaria Interministerial nº 17/2007 que cria o Programa Mais Educação, visando melhorias na escola, promovendo atividades variadas como esporte e lazer, cultura e artes, direitos humanos, cultura digital, entre outras.

Percebemos ainda a importância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão federal vinculado ao Ministério da Educação que visa prestar assistência técnica e financeira, contribuindo por meio de suas ações para uma educação de qualidade a todos.

Cursista Silmari Corrêa Ribeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com