TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ATIVO

Exames: CONCEITO DE ATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITO DE ATIVO

O ativo é considerado a essência contábil, e pode ser definido como o conjunto de bens e direitos à disposição da administração.

Se fizer uma analogia com a pessoa física, o proprietário de um patrimônio individual que contém elementos do ativo, obrigações a pagar e, por diferença, riqueza líquida, ninguém adquire ou fabrica um ativo para que fique à disposição, sem nada render para a pessoa. Mesmo quando se adquirem jóias de uso pessoal, obras de arte, carro para laser ou para trabalho, imóveis e aplicações financeiras, todos esses ativos no futuro, poderão ser transformados em dinheiro e gerar fluxo positivo de caixa.

Se mesmo numa pessoa física, é possível caracterizar, em sua aquisição de ativos, pelo menos em parte, a necessidade de poder contar com um potencial de serviços que, direta ou indiretamente, poderá vir a proporcionar a entrada de fluxos de caixa, fica mais fácil caracterizar esta qualidade do ativo numa entidade, principalmente numa empresa, que opera para ter lucro.

Uma empresa usa seus ativos para manter suas operações, a fim de gerar receitas que superem o valor dos ativos sacrificados em troca.

Dinheiro é o ativo por excelência, temporariamente, nos contentamos em ativos sob outra forma, para no futuro termos mais dinheiro.

Ativo, portanto, pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, para a entidade, capaz de gerar fluxos de caixa.

Ativo na continuidade

A empresa não mantém os ativos no estado em que se encontram para serem vendidos (com exceção dos produtos e mercadorias), na continuidade das operações, mas para , em conjunto com outros ativos, com o trabalho da empresa, gerar fluxos líquidos positivos de caixa.

Se a entidade iniciou suas operações com determinado saldo de caixa, no final das operações, a entidade terá este valor corrigido pela inflação de todo período, além de ter propiciado, durante o ciclo, a distribuição de dividendos aos acionistas, remunerado os fatores de produção como o trabalho, pago impostos, cuidados com o meio ambiente e ter produzido bons produtos e serviços.

AVALIAÇÕES DO ATIVO

Os ativos são avaliados por algum tipo de valor e custo (de entrada), e os passivos (exigibilidades) também são avaliados da mesma maneira, pois se terá de sacrificar ativos para pagá-los.

Os tipos mais importantes de avaliação pelo custo (valores de entrada) são:

 Custo histórico (original) – É o valor original da transação, isto é, quanto custou.

 Custo de reposição – pode ter vários conceitos, dependendo da data na qual pensamos em fazer a reposição de um ativo por outro em estado de novo.

 Custo histórico e de reposição corrigidos - Se trata da correção dos valores originais dos ativos por algum tipo de índice geral de preços que mensure, da forma mais ampla possível.

 Fair value (valor justo) - é a definição dada para avaliação do Ativo ou Passivo, em certas circunstâncias, pelo seu valor de mercado.

ATIVO INTANGÍVEL

O ativo Tangível constitui-se de bens físicos, materiais, em que se pode tocar, aquilo que os nossos olhos enxergem: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios etc.

O ativo Intangível ou ativo Invisível são bens que não se podem tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e nos Estados Unidos. Exemplo: No Brasil, um dos negócios marcantes que vieram consolidar a importância do intangível foi a aquisição da Kibon pela Unilever. A compra se referiu não a uma fábrica de sorvetes, mas sim à marca Kibon.

 DEFINIÇÃO DE PASSIVO NA CONTABILIDADE

Passivo tem como significado a soma dos saldos credores de diversas contas, onde as mesmas podem estar anotadas ao lado do ativo, o passivo na contabilidade corresponde basicamente ao saldo das obrigações devidas a terceiros. Existem alguns conceitos de passivo, cada um por sua vez tendo uma finalidade contábil, logo abaixo estão citados os tipos de passivos existentes na contabilidade. Passivo a Descoberto na Contabilidade- É quando o total de ativos (direitos e bens) da empresa é menor do que o total de passivo exigível (é o mesmo que obrigações). Passivo Exigível- São as obrigações e os deveres financeiros para com terceiros. As contas o passivo exigível na contabilidade têm saldos credores. Passivo Circulante na Contabilidade- Exigibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com