TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÃO DO DIRETOR SOBRE A IMPORTÃNCIA E IMPACTO QUE O SARESP CAUSA NAS ESCOLAS

Dissertações: CONCEPÇÃO DO DIRETOR SOBRE A IMPORTÃNCIA E IMPACTO QUE O SARESP CAUSA NAS ESCOLAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. METODOLOGIA 4

Local: 4

Sujeito: 4

Procedimento: 4

Metodos: 4

3. DESENVOLVIMENTO 5

Sobre a escola entrevistada 5

Concepção do diretor sobre a importância e o impacto que o Saresp causa nas escolas 5

4. CONCLUSÃO 7

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

6 ANEXOS 9

FOTOS 9

ENTREVISTA 10

1. INTRODUÇÃO

Visto como uma das provas mais importantes em questão de avaliação, o Saresp vem sendo aplicado em alunos do 3°, 5°, 7° e 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio, e tem como principal objetivo avaliar o rendimento e as dificuldades dos alunos em sala, e com base nesses resultados as escolas juntamente com sua equipe de profissionais irão trabalhar pensando em uma melhor forma de atender as necessidades de seus alunos.

O objetivo do presente trabalho é entrevistar o diretor de uma escola, e saber sua opinião em relação ao SARESP e o impacto que o mesmo causa nas escolas.

Justifica-se a elaboração desse trabalho com o intuito de termos um conhecimento maior sobre a importância do SARESP nas escolas, para compreendermos melhor o real motivo dessa avaliação ser aplicada

2. METODOLOGIA

Local: Escola EMEF Maria Clélia de Oliveira Vallim.

Sujeito: Diretora da escola municipal Emef Maria Clélia de Oliveira Vallim.

Procedimento: Após ser apresentado o trabalho a diretora da escola, a mesma respondeu às perguntas propostas, realizando, assim, a entrevista.

Metodos: Os instrumentos ultilizados para o desenvolvimento do trabalho foram algumas perguntas(em anexo), caneta e um caderno.

3. DESENVOLVIMENTO

Sobre a escola entrevistada

A escola EMEF “Maria Clélia de Oliveira Vallim” fica localizada na rua Geraldo Nogueira leite numero 1735 na Vila Cambui, está sob os comandos da diretora Maria Neusa Rodrigues Francisco e da coordenadora Juliana Rodrigues. O contato com a escola pode ser feito pelo telefone de número 3322-6555 e pelo

e-mail: emeif.mariaclelia@gmail.com . A esola Maria Clélia de Oliveira Vallim pertencia à rede estadual de ensino, mas a partir do ano 2000, com o convênio firmado entre a prefeitura de Assis e o governo do Estado de São Paulo, a unidade foi municipalizada e passou a atender alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola desempenha um importante papel na comunidade onde está inserida. Atendendo em tempo integral, a unidade recebe cerca de 300 estudantes. A mesma mantém projetos extracurriculares, como futsal, biblioteca, reforço escolar, coral, ensino religioso e informática. Estas atividades integram as propostas pedagógicas elaboradas pela coordenação da unidade, que busca promover um processo de integração entre escola e comunidade tudo para contribuir com o desenvolvimento social e pedagógico dos alunos que freqüentam as aulas naquele espaço.

Concepção do diretor sobre a importância e o impacto que o Saresp causa nas escolas

Segundo Alicia Bonamino professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Avaliação em Educação (LAED), Coordenadores educacionais mostraram conhecer o Saresp, inclusive do ponto de vista técnico, além de percebê-la como um instrumento que estabelece os parâmetros de qualidade de ensino que devem ser alcançados pelas escolas. Nessa perspectiva, os gestores declaram que os melhores resultados obtidos por algumas escolas nas avaliações são utilizados por outras escolas da rede como indicativo da qualidade do trabalho que estão desenvolvendo. Por outro lado, as equipes da Secretaria de Educação percebem o Saresp como uma iniciativa que possibilita unificar o processo de aprendizagem, no sentido de dar a conhecer o que está sendo ensinado e aprendido em todas as escolas do país.

Complementarmente, os professores da investigada afirmam que o Saresp contribui para a unificação do ensino em suas instituições. Isso é tido como um fato positivo, uma vez que a unificação curricular poderia vir a contribuir para que estudantes de todo o país tivessem acesso aos mesmos conhecimentos, independentemente da localidade em que vivem e da escola que frequentam. Dessa forma, professores e gestores percebem o Saresp como uma referência para a possível implantação de um currículo comum nacional.

4. CONCLUSÃO

Como foi possível observar no decorrer do trabalho realizado, os professores em sua maioria têm consciência da importância do SARESP e acham essa avaliação de suma importância no processo pedagógico, para melhorar o rendimento de seus alunos.

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUSA, Sandra Zákia; ARCAS, Paulo Henrique. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n. 35, p. 181-199, jul./dez. 2010.

BONAMINO, Alicia. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

383Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado de Educação. SARESP: documento de implantação. São Paulo: FDE, 1996.

OLIVEIRA, Ana Paula M. A Prova Brasil como política de regulação da rede pública do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011.

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação externa: a utilização dos resultados do SAEB 2003 na gestão do sistema público de Ensino Fundamental no Distrito Federal. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »