TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento De Mundo

Monografias: Conhecimento De Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGIGIA

FABRICIA GONÇALVES NASCIMENTO

CONHECIMENTO DE MUNDO DOS EIXOS: MOVIMENTO E MATEMÁTICA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOL. 3

Januária

2013

FABRICIA GONÇALVES NASCIMENTO

CONHECIMENTO DE MUNDO DOS EIXOS: MOVIMENTO E MATEMÁTICA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOL.3

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino das Artes e Música; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino e Alfabetização II.

Prof. Laura Célia Sant´Ana Cabral Cava; Helenara R. Sampaio; Andréia Zômpero; Raquel R. F. Ferronato.

Januária

2013

CONHECIMENTO DE MUNDO DOS EIXOS MOVIMENTO E MATEMÁTICA.

RCNEI vol.3

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir mostra a importância dos eixos apresentado e sua relação na fase das crianças das instituições de educação infantil. Estes eixos pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das praticas educativas que consideram a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam as demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

Os eixos de trabalho movimento e matemática são de grande importância no cotidiano das crianças da educação infantil, esses eixos orientam na elaboração de conhecimento matemático e também na construção dos diferentes movimentos usados pelas crianças e para relação que estabelecem com os objetos de conhecimento em cada uma das fases.

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam e etc..

Na Matemática as crianças desde o nascimento participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades e noções sobre o espaço. Utilizando recursos próprios elas recorrem a contagens e operações para resolver problemas cotidianos como exemplo mostrar com os dedos da mão a idade que tem.

Desenvolvimento

A instituição de educação infantil irá ajudar a organizar melhor as informações, proporcionando condições para aquisições de novos conhecimentos como no movimento e na matemática.

A diversidade de práticas pedagógicas reflete em diferentes concepções atribuídas ao movimento no dia-a-dia da criança das creches e pré-escolas. No berçário, um exemplo típico dessas práticas são as manipulações, além de desperdiçarem o rico potencial de troca afetiva que trazem esses momentos de interação corporal, desvaloriza as descobertas e os desafios que as crianças poderiam encontrar de forma mais natural em outras situações.

O movimento para a criança pequena significa muito mais que mexer partes do corpo. Ele se expressa e se comunica por meio de gestos e das mimicas faciais e interage utilizando o apoio do corpo. Quanto menor a criança, mais ela precisa de adultos para interpretar esses movimentos. E a medida que eles crescem e se desenvolve aumenta a sua capacidade tornando-se independente sobre o mundo a sua volta.

Na matemática as noções são construídas pela criança a partir de experiência com o meio. Diversas ações intervêm nas construções dos conhecimentos matemáticos, como recitar a seu modo a sequência numérica, fazer comparações entre quantidades e notações numéricas e localizar-se espacialmente. Essas ações ocorrem no convívio social e no contato das crianças com histórias, músicas, jogos, brincadeiras e etc.

A exploração oferecida pelas praticas culturais possibilita a criança a desenvolver capacidades e repertórios próprios, essas brincadeiras apresenta-se como oportunidades para desenvolver habilidades do plano motor das crianças.

Movimento: o objetivo para as crianças de zero a três anos deve-se organizar a prática educativa de forma que a criança se desenvolva. E deslocar-se com destreza ao andar, correr, pular a criança estar desenvolvendo confiança nas próprias capacidades motoras.

E para as crianças de quatro a seis anos, deverão ser aprofundados e ampliados os objetivos estabelecidos para as crianças de zero a três anos como exemplo ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Matemática: O objetivo para as crianças de zero a três anos é proporcionar oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com