TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

Tese: CONSEQUÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

2.3 CONSEQÜÊNCIAS AMBIENTAIS

Como problemas ambientais que causam grandes impactos ao meio ambiente podem-se mencionar os eventos citados pelos autores Tinoco e Kraemer (2004), Ribeiro (2005), Paiva (2003) e Tachizawa (2004):

- Poluição do ar: desde o inicio dos anos de 1960 tem havido um interesse crescente pela qualidade do ar. O automóvel é o principal poluidor, mas a indústria em geral também tem sido vista como transgressora. Por injunção legal, as empresas têm adotado tecnologias de purificação, principalmente no setor fabril, para reduzir a poluição do ar. Essas tecnologias incluem filtros, processos de lavagem de gás e precipitadores eletrostáticos para reduzir os níveis de poeira em suspensão.

No Brasil, a poluição atmosférica merece atenção a partir da década de 1970, período em que se constatou um alto crescimento econômico e industrial.

- Poluição da água: com a crescente modernização na físico-química e a detecção de poluentes da água na cadeia alimentar, tem ocorrido uma preocupação da população na área da agricultura, com a utilização de pesticidas químicos, que passam para os sistemas de abastecimento de água e alimentos e para o tratamento municipal de esgotos. Cada um tem resultado em sérias contaminações de mananciais, e a pressão da opinião pública levou a exigências para a indústria e as cidades no sentido de purificar suas águas servidas.

Um grande agente poluidor na região norte é oriundo das minerações cujos produtos químicos têm causado extensos prejuízos aos mananciais.

No Brasil, o Código de Águas, estabelecido pelo Decreto n. 26.234, de 10 de julho de 1934, é o instrumento legal válido para todo o território brasileiro visando disciplinar o setor de águas e de energia elétrica, que entre outras disposições estabeleceu a distinção entre a propriedade do solo e das quedas-d’água e demais fontes de energia hidráulica para fins de exploração ou aproveitamento industrial; todas as fontes de energia hidráulica passaram ao patrimônio federal como propriedade inalienável; instituiu o regime de concessão a ser dada pelo governo a empresas brasileiras interessadas na exploração das quedas-d’água para obras de geração de energia elétrica.

- Poluição por lixo perigoso e sólido: cada vez mais, reconhece-se a fragilidade do ecossistema local em relação ao descarte de lixo sólido, mananciais de água potável, crescimento econômico e o esgotamento dos serviços e recursos locais de remoção de lixo. Os governos estaduais e municipais têm promulgado códigos sanitários impondo novas exigências às empresas e estão incentivando ativamente a notificação local e a investigação rigorosa de incidentes com materiais perigosos. A crescente preocupação pública pode ser vista facilmente nos protestos rumorosos relacionados ao descarte de lixo hospitalar e a poluição industrial de praias e parques de recreação.

- Poluição sonora e visual: atualmente a perda de audição tem preocupado médicos e fisiologistas, por causa dos níveis de barulho em muitos ambientes urbanos e industriais, dos metrôs das grandes cidades ao chão das fábricas. Muitas cidades aprovaram leis municipais para controlar os níveis de poluição sonora permitidos em locais públicos. A administração de segurança no trabalho e saúde ocupacional definiu os níveis aceitáveis de barulho no trabalho para proteger a audição dos trabalhadores.

A preocupação também existe em relação à área da poluição visual, que é definida como qualquer coisa que deprecie a beleza natural ou o caráter essencial de uma área e tem sido defendida fortemente por comunidades que agora restringem a construção de imóveis àqueles que estão integrados ao estilo já existente, como a construção de novos aterros sanitários, de incineradores, instalações de remoção de lixo químico e construção de presídios. Por causa do seu impacto potencial nos negócios, as preocupações com a poluição visual devem merecer a atenção dos gestores modernos.

2.5 A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

As discussões acerca da preservação, controle e manutenção do meio ambiente são freqüentes e preocupantes em todo o mundo. A todo o momento podem-se observar campanhas publicitárias noticiando a preocupação em relação à escassez e desperdício de recursos naturais e também a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores.

De acordo com Tinoco (2004: 45), a excessiva degradação do meio ambiente e a redução dos recursos naturais têm chamado a atenção em todo o mundo, e com isso o meio ambiente vem atraindo cada vez mais atenção e interesse.

Para Zulauf (1994:136), o meio ambiente é um tema cósmico, supra-nacional, atual e desafiante; sua proteção somente se efetivará se houver profundas modificações comportamentais, portanto culturais, em todas as sociedades e se esta ação acorrer simultaneamente em todas as latitudes e longitudes do planeta. Esta dimensão holística obriga os povos e seus governos a pensar e planejar globalmente e a agir local de disseminadamente.

Nesse contexto, pode-se constatar que o impacto dos danos ambientais nas gerações atuais e seus reflexos para as futuras gerações fazem com que a questão ambiental atravesse fronteiras e se torne globalizada.

A preocupação com meio ambiente também atinge atualmente o meio acadêmico, que por meio de pesquisas, procura estudar e avaliar as conseqüências dos danos ambientais, a fim de buscar soluções para que as empresas e a sociedade possam ter um desenvolvimento com práticas auto-sustentáveis.

2.5.1 Principais eventos sobre o meio ambiente

Dentre os eventos realizados no Brasil e no mundo para discussão sobre o meio ambiente pode-se destacar os seguintes:

• Década de 40:

- 1947 - foi criado nos EUA, Tinoco apud Campos (2004:45), o Federal, Fungicide, and Rodenticide Act, com a responsabilidade de regulamentar e investigar as ações e os impactos dos fungicidas, inseticidas, raticidas no meio ambiente, bem como seus efeitos na humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com