TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABIL NA ADMINISTRACAO

Ensaios: CONTABIL NA ADMINISTRACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 11

A importância da contabilidade nas organizações administrativa refere-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzidas, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004). Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade à gestão organizacional.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização (SALAZAR, 2004).Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.De acordo com Horngren (2000), “O sistema contábil é o principal – e o mais confiável – sistema de informações quantitativos em quase todas as organizações”. Para tanto, ele deve fornecer dados que auxiliem a gestão de uma organização alcançar suas metas, além de permitir a avaliação e análise dos resultados.

A contabilidade utilizando-se de seus demonstrativos obrigatórios além dos relatórios especiais, como por exemplo, o inventário, participa deste momento crucial para a organização, suprindo aos gestores com informações. Planejamento é um das funções que mais utilizam os dados contábeis. Para que se possa planejar o futuro a organização necessita de informações relativas ao processo produtivo, como os custos, aos gastos com despesas administrativas, como telefonia, treinamento de funcionários, despesas legais, como o alvará de funcionamento, salários, encargos sobre salários, média de horas-extras nos período anteriores, consultoria, auditoria, tecnologia de informação, inventário, fluxo de materiais, entre outras. As informações relacionadas ao fluxo de caixa também são de fundamental importância no momento de executar o planejamento organizacional.

A adoção da análise de índices como os de liquidez, rentabilidade, estrutura de capital e de rotação, também contribui para uma avaliação mais confiável do comportamento da organização até mesmo em relação a outras empresas. Os índices de liquidez demonstram a capacidade de pagamento das dívidas da organização, possibilitando uma série de análises utilizadas no planejamento financeiro. Os índices de rentabilidade apresentam os percentuais de ganho em relação às receitas e ao investimento aplicado. Já os índices de estrutura de capital são fundamentais para conhecer os níveis de endividamento e imobilização e os índices de rotação auxiliam a conhecer melhor o comportamento do estoque.

3.6 Balanço Patrimonial como ferramenta de gestão

O Balanço Patrimonial serve como fonte de análise dos itens de patrimônio. Composto basicamente pelo Ativo, dividido em Circulante, Realizável em Longo Prazo e Permanente; Passivo, dividido em Circulante e Exigível em Longo Prazo e o pelo Patrimônio Líquido, este demonstrativo apresenta dados que nos permitem controlar e avaliar itens como Imobilizado, as contas bancárias, o caixa, as contas a pagar, contas a receber, os empréstimos concedidos e o lucro ou prejuízo acumulado nos períodos anteriores.

Segundo Viceconti & Neves (2004) Balanço Patrimonial é a demonstração que tem por objetivo expressar os elementos financeiros e patrimoniais de uma entidade, através da apresentação ordenada de suas aplicações de recursos (Ativo) e das origens desses recursos (Passivo).

4 A INFORMAÇÃO CONTÁBIL E A GESTÃO DE PESSOAS

4.1 A Contabilidade e o valor dos salários

A administração de recursos humanos, ou gestão de pessoas, como está sendo chamada ultimamente esta função, tem um papel duplo dentro de uma organização. Atua tanto nas tarefas de rotina (linha), quanto nas tarefas de apoio (staff). Este fato a torna anda mais dependente das informações referentes às atividades organizacionais. Todas as tarefas da administração de recursos humanos, que podem ir desde o controle do ponto eletrônico, uma tarefa rotineira, até Planejamento Anual de Treinamento, uma tarefa de apoio, utilizam informações como cálculo de encargos trabalhistas e recursos financeiro disponíveis para treinamento, são definidas com base em números disponibilizados pela contabilidade.

A geração da Folha de Pagamento, atividade que divide a responsabilidade entre o Setor Pessoal e a Contabilidade, é um exemplo de que existe uma real interdependência entre tais departamentos. O primeiro atua como gerador da informação, enquanto que o segundo realiza os registros que servirão de base para o planejamento futuro, além de assegurar que o trabalho seja feito de acordo com o que manda a legislação trabalhista brasileira. Um dos itens que compõem o que diz a lei é a remuneração. De acordo com Assis (2007), remuneração é o ato ou efeito de remunerar, ou seja, dar ou receber recompensa, prêmio, gratificação, por ter realizado algo. Remuneração é toda importância paga pelo empregador ao seu empregado como contraprestação do trabalho (arts. 457 a 467 da CLT).

Segundo Lorio (2007): As principais parcelas que compõem a remuneração são: salário, adicionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com