TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE

INTERNACIONAL

Polyane Freitas da Silva Damaceno

RA: 3219529132

Denise Argenton Henrique Souza

RA: 1183384120

CONVERGÊNCIA DAS NORMAS DE CONTABILIDADE

HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS

A harmonização contábil pode ser conceituada como o processo de trazer os padrões contábeis internacionais, para algum tipo de acordo tal, que as demonstrações contábeis de diferentes países sejam preparadas, segundo um conjunto comum de princípios de mensuração e disclosure. A harmonização não objetiva chegar a normas uniformes, mas a obter equivalência e comparabilidade. Harmonização tem sido confundida erroneamente com completa Padronização. Você concorda ou discorda? Discorra sobre esse assunto.

Existem problemas contábeis oriundos da desarmonização? Quais?

Quais as razões, vantagens e desvantagens da harmonização contábil?

Decorrente da globalização da economia amplia-se as relações socioculturais para fins de competitividade global com a integração do desenvolvimento socioeconômico.

Através desses pontos, houve a necessidade por parte dos órgãos internacionais de harmonizar as normas contábeis, internacionalmente. A nova legislação harmoniza a contabilidade brasileira aos padrões internacionais de contabilidade, facilitando assim o investimento estrangeiro e a expansão das empresas no mundo de negócios.

Devemos tomar cuidado quanto a definição de harmonização e padronização contábil.

O processo de harmonização não pretende acabar com as regras e características de cada país, mas sim buscar uma melhor compreensão e análise dos relatórios contábeis. A padronização se difere da harmonização, essencialmente por sua finalidade. Enquanto a harmonização busca aproximar, a padronização busca uniformizar.

A padronização contábil será mais difícil de ser implantada, em razão de que seria obrigatório o uso de padrões contábeis iguais para todos os países, no qual nos dias de hoje podemos afirmar que isso seria algo quase impossível.

Com a falta da harmonização das práticas contábeis, problemas surgiram decorrentes da globalização econômica. Dificuldades na comunicação contábil entre as empresas e investidores têm sido um deles. Existem muitos conflitos de interesses. Pesquisadores e contadores de um lado a favor da harmonização, de outro lado o governo que nem sempre procura maximizar e facilitar o bem estar econômico.

A implantação do processo de harmonização contábil tem suas vantagens, mas também tem seus pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com