TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIA

Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

CONTEXTO EMPRESARIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Administração e sues conceitos 4

2.2 Patimônio 5

2.3 Fontes de recurso 7

2.3.1 Capital Social 7

2.3.2 Capital de Terceiros 7

2.4 Análise de mercado 8

2.4.1 Demanda oferta e equilíbrio de mercado 8

2.4.2 Estrutura de mercado 8

2.5 Contabilidade social como ferramenta para responsabilidade social 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

APÊNDICES 11

http://babeto.blogs.unipar.br/files/2009/05/teoria-cclassica-henri-fayol.pdf 11

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administra%C3%A7%C3%A3o 11

http://br.monografias.com/trabalhos/contabilidade-social/contabilidade-social.shtml 11

www.coladaweb.com › Economia 11

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_social_(contabilidade) 11

http://www.conotec.com.br/termos.html 11

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwacc/pagina_8.asp 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostra a importância de contabilidade e explica o trabalho, as áreas de atuação e a importância do contador nos dias de hoje bem como os setores de uma empresa.

Nesse portfólio estudaremos o contexto empresarial, que é a base de fundamental importância tanto para o contador e quanto para o administrador. Os conceitos que diz algo muito importante para o processo administrativo de qualquer empresa ou comércio que estão baseados nas funções de planejamento, organização, direção e controle. As estratégias e táticas, patrimônio fonte de mercado, análise de mercado e outros temas muito importante para o contexto empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO E SUES CONCEITOS

Segundo Chiavenato o processo administrativo consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle, dependendo do nível da organização, estratégico, tático e ou operacional, estas funções tem cargas diferenciadas. A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático, pois são na função do planejamento cada ação está pautada e os planos operacionais têm grande peso nas funções administrativas. Portanto, planos operacionais visam a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores. O nível estratégico organiza toda a empresa e o nível operacional apenas equipes. O nível tático filtra as ordens do nível estratégico e repassa as informações para o nível operacional de maneira mais concreta para que esta possa se adequar aos objetivos das pessoas que o integram. A direção, segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado.

As funções planejamento, organização, direção e controle definidas por Chiavenato sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.

Segundo Fayol administração é um todo do qual a organização é uma das partes. Na qual as principais funções são prever, organizar, comandar e coordenar. Prever é visualizar e traçar o programa de ação, organizar constitui o duplo organismo material e social da empresa, comandar nada mais é dirigir e orientar o pessoal e por fim coordenar trata de ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

Teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa, a abordagem das ciências de comportamento, o abandono das posições normativas das teorias anteriores e a doção de posições explicativas e descritivas

A abordagem comportamental, conhecida é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.

Suas características são: a ênfase nas pessoas, preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho), estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

- Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

- Necessidades de segurança que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego;

- Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

- Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

- Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser. "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”.

2.2 PATIMÔNIO

O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda. Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com