TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 3

Na busca de uma maior qualidade de ensino, em todos os estados brasileiros, surge, no cenário educacional, os documentos norteadores da prática pedagógica desenvolvida na educação infantil: o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI). Este conjunto de referências e orientações didáticas é composto de três volumes.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1- Volume 01

2- Volume 02

3- Volume 03 ( ) Traz uma reflexão sobre creches e Pré- Escolas no Brasil, incluindo também as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional da Educação Infantil.

( ) Traz reflexões pertinentes ao processo de construção da identidade e da autonomia das crianças.

( ) Apresenta âmbitos de experiência, ou seja, eixos de trabalho orientados para construção das diferentes linguagens e suas relações com os diversos objetos de conhecimentos.

A sequência de numeração correta da segunda coluna, considerando a ordem de cima par baixo é:

Parte superior do formulário

I, II, III

II, III, I

III, II, I

III, I, II

I, III, II

QUESTÃO 01

Leia a afirmativa abaixo:

Nesta quinzena você estudou sobre a importância da proposta pedagógica das escolas de Educação Infantil, fazendo uma articulação entre o cuidar, brincar e educar por meio de situações orientadas. A intencionalidade do fazer educativo deve partir do professor/educador que irá mediar o conhecimento da criança. Portanto, “sustentar o caráter pedagógico da Educação Infantil é articular o cuidar e o educar“.

Assinale as alternativas corretas levando em consideração as afirmativas acima.

I- A intencionalidade do fazer educativo deve partir das atividades pedagógicas sem a mediação do adulto.

II- Essa organização da prática pedagógica possui caráter instrumental e didático possibilitando o desenvolvimento e a construção do conhecimento da criança.

III- É fundamental perceber que a construção do conhecimento se processa de maneira integrada e global, sendo que há inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados com as crianças.

IV-Construir uma Educação Infantil com função pedagógica significa articular o cuidar e o educar através da oferta de jogos e brincadeiras sem intencionalidade porque brincar faz parte da vida infantil.

V- Construir uma Educação Infantil com função pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com