TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL

Casos: CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL Devido ao seu temperamento introspectivo passou a observar e interpretar as atividades das crianças, despertando um grande interesse pelas experiências de natureza infantil. Apos vários tentativas em encontrar uma profissão de acordo com sua vocação, acabou por descobrir na atividade educativa uma sua aptidão que correspondia aos seus anseios.

A grande contribuição de Froebel á educação reside em seus estudos e aplicações práticas acerca dos jardins de infância, dos quais é considerado o iniciador.

A escola, para Froebel ,e o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essências da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa ,das relações casais e outras semelhantes, não as estudando e dirigidas.

Para que tal vivência ocorra, Froebel considera de muita importância o brinquedo o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e, ao mesmo tempo, meios educativos.

Partido dos interesses e tendências inatos na criança para a ação, o jardim da infância deve ajudar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se baseando-se na auto atividade.

A história contada pela professora, por exemplo, deve ser expressa pela criança ‘não’ somente na sua própria linguagem, mas por meio de canções, representações, figuras ou construção de objetos simples com papel, barro ou outro material adequado.

A mais luminosa ideia com que Froebel contribuiu para a pedagogia moderna foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo e não meramente receptivo. O homem é uma força autogeradora e não esponja que absorve conhecimento do exterior.

Educação, para Froebel, é um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente em relação á natureza é a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com